Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Espetáculo Esperança dos Folguedos oferece visibilidade cultural e acesso à cultura aos moradores da comunidade do Cruzeiro


Postado em 23/01/22


Além disso, o espetáculo tem o intuito de despertar para a sociedade gravataense e para quem faz arte em Gravatá um olhar às comunidades

Sábado (22) e domingo (23)  a comunidade do Cruzeiro foi contemplada com o espetáculo Esperança dos Folguedos, que faz parte do projeto Cultura no Morro apresentado pelo Núcleo de Dança ALMA, elaborado pelo coreógrafo Alberto Lima e por um produtor cultural.


O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secult-PE/Fundarpe, além do apoio de divulgação da Prefeitura de Gravatá pela Secretaria Comunicação e Imprensa, Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e a empresa LocalLink.


A realização desse projeto Cultura no Morro teve três objetivos: o primeiro é dar visibilidade à questão da cultura popular, o segundo é proporcionar aos moradores da localidade, bairro do Cruzeiro, o acesso à cultura, e o terceiro é despertar para a sociedade gravataense e para quem faz arte em Gravatá esse olhar às comunidades.  


Com a primeira edição do projeto Cultura no Morro, Alberto Lima, coreógrafo do Núcleo de Dança ALMA, destaca que “o projeto foi escrito ano passado e foi aprovado esse ano, fomos a única cidade do agreste. Tínhamos quatro cidades disputando e ficamos em segundo lugar. O incentivo que Aldir Blanc passa para a gente é que a gente trabalhe a cultura que é meio escassa no Brasil inteiro, mas graças ao incentivo que o Governo do Estado dá através da Lei Aldir Blanc e a Fundarpe nos apoia para que possamos realizar esse espetáculo”


O projetista e roteirista desse espetáculo, fala um resumo das apresentações que aconteceram na noite de sábado e domingo: “Então, o objetivo da Cultura no Morro é levar cultura às comunidades, essa é a primeira edição, o projeto ele abre espaço para outras edições que serão realizadas em outros espaços da cidade de Gravatá e também dos Distritos, sempre levando essa temática da resistência cultural através da cultura popular e periférica. O intuito foi esse colocado no espetáculo, bem objetivo, bem resumido com relação a necessidade da gente preservar o que é nosso sempre olhando a cultura popular com o olhar de pertencimento, de vivência, é algo que tem que ser valorizado. A ideia é dar o primeiro passo, é ir sempre caminhando com a proposta de dar visibilidade às culturas populares e dar às pessoas que são afastadas do centro da cidade o acesso à cultura. Agradecemos as pessoas que nos apoiaram, além do incentivo do Governo do Estado, apoio a LocalLink e da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Comunicação e Imprensa e a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer”.



_Reportagem: Mathilde Souza_
_Fotos: Marcone Barros (SECOM)_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.