Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Gravatá retoma cirurgias eletivas no Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa*


Postado em 03/12/21

Retorno vai beneficiar pacientes que precisavam de procedimentos cirúrgicos opcionais, entre eles vesícula e hérnias


Os usuários do SUS de Gravatá que precisavam passar por cirurgia eletiva agora podem ficar aliviados, pois o Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa retomou o procedimento na última quarta-feira (01).


As cirurgias eletivas, que podem ser postergadas por até um ano sem causar grandes problemas ao paciente, serão realizadas sempre às quartas-feiras e terão uma média de seis a oito operações por dia.


A diretora geral do Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, Ana Araújo, relembrou o motivo da paralisação das cirurgias. “Há quase dois anos que, por decreto estadual, devido a pandemia, foram vários motivos que impediam, como deixar os leitos vagos para os casos de COVID-19, pela própria infecção do vírus que poderia acontecer. Hoje temos mais uma vez a prova do compromisso do prefeito Joselito com as pessoas, porque o hospital mais uma vez está pronto para oferecer aos gravataenses a cirurgia eletiva. O bloco está pronto, hoje damos o pontapé inicial e é provado esse compromisso quando as pessoas são cuidadas e elas têm a prioridade naquilo que elas sentem mais falta e naquilo que mais necessitam que é a saúde”.


O cirurgião geral, Hebert Miranda, destacou que “estamos com a melhor expectativa possível com esse retorno. Estamos com uma demanda grande de cirurgias defasadas, pois há um bom tempo não operamos, e a nossa intenção é essa reativação. Sinto-me honrado e estou disposto a trabalhar. Casos de vesícula, hérnias e colecistectomia já atendem praticamente 90% da demanda”. 


Um desses pacientes beneficiados no primeiro dia de retomada foi o aposentado José Pedro, de 79 anos. Feliz, ele declarou que “chegou o grande dia, vou fazer cirurgia de vesícula, se Deus quiser vou tirar ela e vou ficar bom, porque me prejudica demais. Tudo o que eu como dói e com esse procedimento vai aliviar”.  


O prefeito Joselito Gomes esteve no hospital para acompanhar essa retomada, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes. Ele disse que “com a pandemia, principalmente naquele momento mais forte de contaminação, estávamos com praticamente tudo parado e hoje, aqui no bloco cirúrgico do hospital municipal, estamos retomando as atividades, um esforço concentrado que foi feito para que de fato pudéssemos atender, através da Secretaria de Saúde do município, tendo a frente o secretário José Edson, e estivéssemos dando início às cirurgias eletivas. Isto é algo bastante positivo, pois muitas pessoas estavam precisando, aguardando e hoje estão agradecendo a Deus pela oportunidade que estão tendo. Assim continuamos o trabalho, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 


Os secretários executivos de Saúde de Gravatá, Frailan Mota e Maria Araújo, estiveram no HDPVP representando o secretário da pasta, José Edson.    



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.