Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Deputado Waldemar Borges presta homenagem in memoriam ao centenário do advogado José Cavalcanti Neves

Postado em 10/12/21


José Cavalcanti Neves faleceu no último dia 19 de novembro, depois de completar 100 anos de idade no dia 03 de julho do corrente ano.
 
O deputado estadual Waldemar Borges homenageou in memoriam, na noite desta quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o centenário do advogado e jurista pernambucano José Cavalcanti Neves. O parlamentar destacou a trajetória do homenageado, ressaltando o papel que ele jogou no fortalecimento da Ordem dos Advogados do Brasil no período da ditadura e a luta que travou em defesa dos direitos humanos e do restabelecimento das prerrogativas do Judiciário naquele período difícil da vida nacional.
 
José Cavalcanti Neves faleceu no último dia 19 de novembro, depois de completar 100 anos de idade no dia 03 de julho do corrente ano. “Estamos reunidos nesta solenidade com um sentimento misto de reconhecimento, gratidão e orgulho de nossa pernambucanidade, ao prestarmos homenagem a este exemplo de inabalável coragem cívica. José Cavalcanti Neves, que recentemente saiu da vida para ingressar na história, deixa para nós e para as gerações futuras um legado de honradez, decência e compromisso com as causas mais elevadas da sociedade”, disse Borges em seu pronunciamento.

 
Procurador-geral da Fazenda Nacional, o mais jovem presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil – presidida por ele ao longo de 18 anos em oito mandatos eletivos -, único pernambucano até hoje a presidir o Conselho Federal da OAB, sendo o membro mais longevo do órgão, José Cavalcanti Neves foi uma voz que não se calou diante das arbitrariedades. Denunciou e se posicionou contra as prisões abusivas, torturas, tratamentos degradantes e violência praticadas durante o obscuro período da ditadura militar que cerceou direitos e liberdades fundamentais.  Em 1981, foi agraciado pelo Conselho Federal com a Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira, que é concedida apenas uma vez por ano.

 
O conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e neto do homenageado, Carlos Neves, falou em nome da família. “Gratidão é dívida que não prescreve. A gratidão da família Neves é muito grande com essa Casa, não só pelo dia de hoje. Eu sei das histórias de luta, de debate, de conquistas, da defesa dos direitos humanos e da democracia da Assembleia Legislativa de Pernambuco e, por isso, a gratidão só aumenta por estar aqui hoje. Sou grato por ser o porta-voz da família no sentido de dizer a essa Assembleia que José Cavalcanti Neves, ao longo dos seus bem vividos 100 anos, foi e vai deixar na história desse país uma marca indelével de um homem público, ético, coerente com seus argumentos, intransigente nas suas teses, mas sem por isso deixar de ser conciliador, duro muitas vezes em seus argumentos, mas nunca arredando a possibilidade do debate e do diálogo”, ressaltou.

 
Estiveram presentes na solenidade, além do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e neto do homenageado, Carlos Neves, o secretário executivo de Relações Institucionais da Secretaria da Casa Civil, José Maurício Cavalcanti, representando o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o advogado e filho do homenageado, José Neves Filho, representando a família; a presidente em exercício da OAB-PE, Ingrid Zanella; o vice-presidente do  Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva, representando o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira; o vereador José Neto, representando o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá; os deputados João Paulo Lima, que presidiu a reunião, representando o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, e Diogo Moraes. Também se fizeram presentes o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, e amigos e familiares do homenageado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...