Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: O JULGAMENTO ALHEIO E A AMIZADE VERDADEIRA


Postado em 16/12/21

“,.. Qualquer dia, amigo, a gente se encontra...” Milton Nascimento

As amizades, quando são verdadeiras, servem como pérolas em nossas vidas. O valor de uma amizade sólida é incomensurável, pois os amigos são os irmãos que nós escolhemos ao longo da vida e trazemos eles “guardados dentro do peito, do lado esquerdo, no coração.” Assim falava a canção, como bem canta o Milton Nascimento. 


Como seres humanos, estamos todos sujeitos a cometer erros, enganos e tomarmos decisões equivocadas. É nessa hora que as amizades se fazem presente; sejam para nos julgar ou para nos apoiar. Apoiar, não significa concordar ou compartilhar dos nossos atos. Significa que o valor da amizade está sempre acima de qualquer coisa, pois não podemos julgar ninguém; haja vista sermos também passivos de erros e ninguém é perfeito. Apenas Deus é perfeito. 

Tenho em minha mais alta estima, amizades que já duram mais de quatro décadas. Muitas vezes passamos muitos anos sem nos vermos, mas na hora do reencontro é como se morássemos na mesma casa, pois renova-se o sentimento da verdadeira amizade e isso não tem preço. 


O amigo de verdade não nos julga, não nos recrimina e nunca vira as costas. Se mesmo depois de tanto tempo de amizade, isso venha a acontecer, isso é um sinal claro de que a amizade na verdade nunca existiu. Nessa hora, é preciso entendermos que há amigos, há colegas e apenas pessoas que conhecemos. Ou simplesmente achamos que conhecemos. Isso tudo até o dia que entramos nas águas do equívoco. 

No Brasil, nós temos o hábito de chamarmos e considerarmos a todos como amigos, mesmo que tenhamos encontrado com o indivíduo apenas uma vez. Por outro lado, fora do Brasil, entendemos o verdadeiro conceito de amigo, uma vez que as pessoas tendem a ser frias e leva tempo para que nos considerem como amigos. 


Infelizmente, há pessoas que julgamos serem nossas amigas, mas que em algumas ocasiões trocam a amizade por uma simples cerveja e um salgadinho esquentado no micro-ondas. Fiquemos longe desse tipo de “amizade”, pois não é nada e não tem valor algum. Nada acrescenta à nossa vida. 

“,.. Qualquer dia, amigo, a gente se encontra...” Milton Nascimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...