Postado em 16/12/21
“,.. Qualquer dia, amigo, a gente se encontra...” Milton Nascimento
As amizades, quando são verdadeiras, servem como pérolas em nossas vidas. O valor de uma amizade sólida é incomensurável, pois os amigos são os irmãos que nós escolhemos ao longo da vida e trazemos eles “guardados dentro do peito, do lado esquerdo, no coração.” Assim falava a canção, como bem canta o Milton Nascimento.
Como seres humanos, estamos todos sujeitos a cometer erros, enganos e tomarmos decisões equivocadas. É nessa hora que as amizades se fazem presente; sejam para nos julgar ou para nos apoiar. Apoiar, não significa concordar ou compartilhar dos nossos atos. Significa que o valor da amizade está sempre acima de qualquer coisa, pois não podemos julgar ninguém; haja vista sermos também passivos de erros e ninguém é perfeito. Apenas Deus é perfeito.
Tenho em minha mais alta estima, amizades que já duram mais de quatro décadas. Muitas vezes passamos muitos anos sem nos vermos, mas na hora do reencontro é como se morássemos na mesma casa, pois renova-se o sentimento da verdadeira amizade e isso não tem preço.
O amigo de verdade não nos julga, não nos recrimina e nunca vira as costas. Se mesmo depois de tanto tempo de amizade, isso venha a acontecer, isso é um sinal claro de que a amizade na verdade nunca existiu. Nessa hora, é preciso entendermos que há amigos, há colegas e apenas pessoas que conhecemos. Ou simplesmente achamos que conhecemos. Isso tudo até o dia que entramos nas águas do equívoco.
No Brasil, nós temos o hábito de chamarmos e considerarmos a todos como amigos, mesmo que tenhamos encontrado com o indivíduo apenas uma vez. Por outro lado, fora do Brasil, entendemos o verdadeiro conceito de amigo, uma vez que as pessoas tendem a ser frias e leva tempo para que nos considerem como amigos.
Infelizmente, há pessoas que julgamos serem nossas amigas, mas que em algumas ocasiões trocam a amizade por uma simples cerveja e um salgadinho esquentado no micro-ondas. Fiquemos longe desse tipo de “amizade”, pois não é nada e não tem valor algum. Nada acrescenta à nossa vida.
“,.. Qualquer dia, amigo, a gente se encontra...” Milton Nascimento
Comentários
Postar um comentário