Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: AQUELA SANFONA BRANCA...


Postado em 13/12/21

Para sempre, Luis Gonzaga! Para sempre, o Rei do Baião. O homem mais arretado do mundo! 


Ele era apenas um menino do alto Sertão de Pernambuco, mais precisamente da cidade de Exu. Filho de família de lavradores, cresceu na caatinga trabalhando de forma árdua e mãos calejadas, mas com um coração voltado para a poesia. Estou me referindo ao maior e melhor Embaixador da Cultura Nordestina, o Rei do Baião, Luis Gonzaga. 


Foi com muita bravura e vontade de vencer, que o Mestre Lua se embrenhou pelas estradas do Brasil tocando a sua sanfona de oito baixos e divulgando sem medo de ser feliz, a nossa cultura através de suas canções em forma de poesia com rimas ricas e Versos Alexandrinos. 

O legado de Luis Gonzaga pode ser muito bem resumido em sua mais célebre obra-prima, entre tantas, a Asa Branca, a qual foi traduzida para vinte e três línguas e já foi executada pelas mais famosas orquestras sinfônicas do mundo. Uma trajetória maravilhosa e incomparável, que para sempre estará na História do Cancioneiro Brasileiro. 

Hoje, dia 13 de dezembro, se estivesse vivo, Luis Gonzaga estaria completando 109 anos de vida. O homem físico não está mais entre nós, mas a sua obra é eterna e necessária e para sempre teremos como referência o que ele deixou e o quanto nos representou e continua a nos representar, pois as lendas nunca morrem, posto que as suas obras nos enriquecem e nos fazem sempre lembrar quem somos e o valor da nossa Cultura. Portas foram abertas e preconceitos foram quebrados, graças a Luis Gonzaga, pois foi ele o grande responsável pela entrada da Música Nordestina em todas as partes do Brasil. 


O Rei do Baião não foi apenas um cantor e compositor. Ele foi e continua a ser referência para os grandes artistas brasileiros, como: Gilberto Gil, Maria Bethânia e Alceu Valença. Vale muito referendarmos o grande parceiro do Luis Gonzaga, que foi outro grande pernambucano notável; Dominguinhos. Juntos fizeram maravilhas em prol da Cultura do Nordeste. 

A esposa de Luis Gonzaga, Helena Gonzaga, era de Gravatá. Eles se casaram no dia 16 de junho de 1948. 

Lembrar e homenagear o Mestre Lua, torna-se um sacerdócio para todos nós Nordestinos e para todos os amantes da boa música, como o Baião, que foi criado pelo próprio Luis Gonzaga. Todas as reverências são para ele e para sempre reverenciaremos a sua obra, o seu legado e a sua personalidade sertaneja, pernambucana, brasileira. 

Para sempre, Luis Gonzaga! Para sempre, o Rei do Baião. O homem mais arretado do mundo! 

“...Aquela sanfona branca! Aquele chapéu de couro! É quem meu povo proclama: Luis Gonzaga, de novo...” Benito di Paula.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.