Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: O BRASIL ESTÁ DOENTE


Postado em 01/12/21

“Cego às avessas. Como num sonho, vejo o que desejo.” Caetano Veloso.

Ainda em minhas andanças pelo Brasil recentemente, pude constatar a realidade brasileira ainda mais de perto. Nua e crua, sem piedade e sem véu de alegoria. Vi um país na UTI e pedindo socorro, com um diagnóstico de enfermidade grave datado de 22 de abril de 1500. 


As mazelas por mim testemunhadas, não fazem distinção de cor, raça, credo e nem mesmo de lugar, pois os problemas sociais no Brasil são os mesmos na Paraíba, assim como em São Paulo. Tudo converge para o errado, para a ilegalidade, para a polaridade. Quem ganha com tudo isso? Com certeza não é o cidadão trabalhador assalariado, o qual enfrenta o transporte lotado, muitas vezes atrasado, além da arma do bandido apontada para a sua cabeça. 

Visto de fora, o Brasil é sem dúvida o melhor país do mundo. Visto de dentro, a podridão impera e o brasileiro vive encarcerado por um sistema político ditatorial, o qual obrigada o cidadão a votar sob pena de multa e cessação do direito de ir e vir, para que tudo seja convergido para a perpetuação no poder, de políticos corruptos e traidores do povo. E são exatamente esses corruptos que ao se perpetuarem no poder, criam leis que os beneficiam e os tornam impunes. Ou seriam intocáveis?

O nosso Brasil está muito doente e em estado grave. Mas ainda não está em estado terminal, pois o verdadeiro cidadão não permite que o país seja sepultado por uma minoria execrável e totalmente deplorável. Mas esses cidadãos não formam a maioria, pois a maior parte do povo brasileiro é mantida na ignorância e carente de segurança, saúde, trabalho e mais recentemente, o STF anda ceifando alguns direitos civis, como a Liberdade de Expressão, ferindo de forma contundente e arbitrária, a nossa Constituição.


O Brasil é um país maravilhoso. O que o estraga é o povo, que não merece o país onde habita. Salvem-se as exceções. E é exatamente esse povo que estraga o nosso país, que se comporta de forma individualista, quebrando as regras e está sempre olhando para o próprio umbigo. Infelizmente não somos uma sociedade coletiva, pois o individualismo fez morada nas “Terras Brasilis”, desde o dia em que fomos “descobertos” pelos portugueses. Mas bem que poderíamos ter sido descobertos pelos ingleses. 

Quando Pero Vaz de Caminha escreveu em sua carta ao Rei de Portugal, dizendo que “nesta terra tudo que se planta dá,” ele certamente não esperava que essa frase tivesse um efeito colateral 500 anos mais tarde, pois hoje no Brasil tudo o que não presta, se planta e se prolifera. Faz sucesso. No Brasil, é nítido que o certo virou o errado, assim como o errado virou o certo. Deus salve o Brasil. 

“Cego às avessas. Como num sonho, vejo o que desejo.” Caetano Veloso.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...