Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SAMU Gravatá promove curso de Condutor de Veículo de Emergência para condutores do serviço de Gravatá e região


Postado em 25/11/21


Além de Gravatá, outros oito municípios da região e do Rio Grande do Norte participam do curso que tem duração de seis dias divididos entre aulas teóricas e práticas


A Prefeitura de Gravatá está sempre pensando no melhor atendimento para a população da cidade e, quando se trata da saúde, esse cuidado é redobrado.


O condutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) precisa de destreza no momento do socorro ao usuário, que solicita ajuda rápida, e para melhorar esse atendimento, profissionais do SAMU de Gravatá participam do curso de Condutor de Veículo de Emergência - C.V.E., que está sendo realizado nas instalações do Villa da Serra. 


De forma pioneira na região, desde terça-feira (23), 40 profissionais dos SAMUs de oito municípios participam do treinamento que segue até este domingo (28), com módulos teórico e prático. 


Entre os assuntos vistos estão: a frenagem de emergência e uso dos recursos de direção do carro, como explica Marcelo Alves, que é o instrutor do curso de C.V.E e faz parte da equipe de instrução do SAMU Jaboatão. 


“Esse curso é realizado em dois módulos, onde tivemos o primeiro com a parte teórica, que foi encerrado nesta quarta (24), e hoje estamos entrando no segundo módulo, que é a parte prática, dividido em dois grupos, que será trabalhado até domingo (28). A gente vai ter esse treinamento por quatro dias, estamos com quatro pistas montadas para serem realizados 12 exercícios neste primeiro dia. No segundo dia, será feito o exercício da parte mais ofensiva do curso. Nós, que atuamos nessa área, temos cursos teóricos, mas vemos a necessidade e precisamos muito desse tipo de conhecimento para ser usado no nosso dia a dia. Hoje, eles estão podendo conhecer o veículo, saber a limitação dele, como sair do sinistro, tem exercício de reflexo para desviar obstáculos, como por exemplo uma criança que fique na frente do veículo, e ele consegue ter essa destreza de desviar. Será vista também a frenagem de emergência usando o mecanismo de segurança do veículo e acho que para a gente que atua nessa área é um curso que enriquece a nossa categoria”.     


O chefe de frota do SAMU de Gravatá, Genildo Bezerra, comentou que “no dia a dia do nosso trabalho esse curso vai agregar o bom conhecimento com relação aos condutores. Aqui na base SAMU Gravatá estamos com 18 condutores, três veículos, uma Ambulância de Suporte Avançado (USA), uma GTA 1, uma GTA 2, duas motos e dois carros de reserva. Esse curso será muito importante para os condutores daqui de Gravatá e para os colegas dos municípios vizinhos, como Bezerros, Caruaru, Vitória, e Natal, no Rio Grande do Norte, então esse curso teve uma abrangência boa. Gravatá é uma cidade pioneira aqui em Pernambuco a realizar esse tipo de instrução totalmente grátis”.  


A coordenadora do SAMU Gravatá, Mirtes Melo, destaca a importância desse tipo de curso com os condutores de viaturas. “Cada vez que nossos condutores se capacitam, mais eficiente será o trabalho apresentado por eles, pois trabalhamos com vidas e devemos apresentá-lo de qualidade. Desde o momento em que eles saem para atender uma ocorrência até onde está a vítima, é uma grande responsabilidade. Eles têm um grande compromisso, porque cuidam deles mesmos, da equipe, de quem está sendo socorrido e das pessoas que cruzam com a ambulância no caminho. Essa parceria da Prefeitura de Gravatá, junto com os municípios vizinhos, está tornando o trabalho do SAMU Gravatá ainda mais referência. A gente conseguiu unificar o nosso trabalho SAMU para que todos juntos envolvidos nessa capacitação se tornem mais qualificados”.

Os municípios participantes foram: Cortês, Bezerros, Vitória, Caruaru, Jataúba, Chã Grande, Glória do Goitá e Natal/RN. 



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...