Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Praça João Prudente de Santana é entregue nesta terça (23) para moradores de Gravatá


Postado em 24/11/21


 Espaço de convivência ficou um charme após passar por obras de revitalização e deu mais beleza para a cidade do Agreste pernambucano
 
 
Gravatá está ficando cada dia mais linda. As praças da cidade estão recebendo atenção especial da gestão do prefeito Joselito Gomes.

 
Nesta terça-feira (23), foi o dia da entrega da Praça Prudente de Santana aos moradores da cidade, espaço de convivência que fica por trás do Paço Municipal. 

 
O membro da Academia de Letras e Artes de Gravatá e oficial superior médico da marinha, Lamartine de Andrade Lima, cuja família mora há meio século em uma das casas que fica em frente à praça, fez uma retrospectiva do espaço que foi revitalizado. “Como residente em Gravatá e morador da área, eu acho esse ato de reinauguração importantíssimo, porque temos em Gravatá essa memória e ela deve ser cultivada. Não se pode deixar o logradouro como estava no passado, abandonado, cheio de lixo, que não se deve nem lembrar essa coisa triste que era. Hoje, com o prefeito Joselito Gomes, nós temos uma renovação das áreas, não apenas dessa praça, mas de outros espaços de Gravatá. Esta foi uma das primeiras praças daqui de Gravatá, que fica exatamente no fundo do prédio da prefeitura, desde que essa cidade, há mais de um século, foi fundada. As pessoas do passado ficavam aqui, passeavam, aqui foi ponto de namoro de muita gente que hoje lembra das informações que os avós se conheceram aqui. Portanto, essa praça é enraizada na história de Gravatá e é um lugar muito significativo para a cidade”. 

 
O homenageado que dá nome à praça foi uma pessoa muito importante para o município e arredores, pois foi vereador em Gravatá e foi o primeiro prefeito eleito após o antigo distrito Chã Grande ser elevado à condição de município e nada mais justo do que o local receber o nome dele, como falou um dos filhos, o comerciante José Fernando de Santana, conhecido como Fernando da Banca . “Recebemos essa homenagem com muito prazer e com muita alegria, foi um ato muito bom para a família, pois houve nossa reunião, muitos inclusive vieram do Recife para participar. Agradecemos muito ao prefeito Joselito Gomes por ter colocado o nome do meu pai nessa praça e foi uma satisfação muito grande e uma honra muito grande ter essa praça com o nome dele. Agradecemos ao prefeito e a toda sua equipe e estamos muito gratos”.

 
O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano de Gravatá, Ricardo Malta, fala sobre o que foi feito no local. “Essa praça estava abandonada e sendo utilizada como depósito de lixo e não para a finalidade real dela, que é um ambiente para conversa, reunir amigos e a pedido do prefeito Joselito Gomes, a Secretaria de Infraestrutura cuidou, juntamente com a administração da Prefeitura, para dar realmente o sentido para a praça, para as pessoas voltarem para ela. Cuidando, fazendo pequenas intervenções, mas que estão proporcionando a coletividade ao entorno, trazendo grandes benefícios. Foram colocados banquinhos, readaptação das circunferências para melhorar a mobilidade do trânsito, que prejudicava bastante, foi colocado grama, feito um passeio, tem acessibilidade, então foi um projeto pensado de uma maneira simples, mas que atendesse realmente a comunidade ao redor e voltar a se encontrar nesse ambiente”. 

 
O prefeito Joselito Gomes destacou que está cuidando dos cantos e recantos de Gravatá. “Pouco a pouco estamos retomando espaços, lugares de convivência, de lazer, descanso, meditação, divertimento, para que Gravatá mais e mais faça jus àquilo que as pessoas gostam de dizer: que é uma cidade linda, maravilhosa. Um ambiente que é a cidade, o modo que ele vai sendo tratado torna-se, por si só, convidativo e acolhedor. Hoje estamos reinaugurando a Praça João Prudente de Santana, um espaço que estava esquecido, foi feita uma revitalização, um trabalho simples, mas que deixou o espaço mais adequado para que as pessoas possam estar aqui e vamos embelezando e melhorando esta cidade bela, que apenas necessita de cuidados e de compromisso com as pessoas”. 

 
Estiveram presentes na solenidade de entrega da Praça João Prudente de Santana a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, o vice-prefeito da cidade, Júnior Darita, além de secretários municipais e executivos, coordenadores e diretores de autarquias municipais, o vereador Cabritinha e moradores da área.

 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...