Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Pela primeira vez, integrantes de religiões de matriz africana são recebidos pelo prefeito de Gravatá


Postado em 23/11/21


Encontro foi uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, e oportunidade para demonstrar que a atual gestão pública municipal está aberta ao diálogo com todas as denominações religiosas

Toda denominação religiosa deve ser respeitada e com a cultura ancestral das religiões de matrizes africanas não deve ser diferente.


A atual gestão municipal de Gravatá demonstra que o compromisso com as pessoas começa a partir desse gesto: o respeito. 


Pela primeira vez representações de religião de matriz africana estiveram reunidas, no gabinete do Paço Municipal, na tarde desta segunda-feira (22),  com o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que foi comemorado no último dia 20. 


Entre os presentes, estava Mãe Maria José de Oxalá, de 98 anos, que recebeu uma placa e um buquê de flores das mãos do prefeito como gesto simbólico de homenagear a população de terreiro e de religiões de matrizes africanas que atuam no município. 


Após a conversa no gabinete, Mãe Maria José, em representação ao guia espiritual dela, Oxalá, soltou uma pomba branca e, logo em seguida, houve uma demonstração da fé do grupo na Praça Rodolfo de Moraes, que fica em frente ao Paço Municipal, onde um grupo de pessoas já a aguardava. 


Carlos de Yemanjá é agente administrativo, tem 31 anos, e ele destacou a abertura de diálogo do prefeito Joselito Gomes com o grupo. “Para nós foi um momento muito importante, pela primeira vez em Gravatá a gestão abriu as portas para nós, que somos de terreiro, e praticamos nossa cultura de matriz africana. Esse é um momento histórico, pois é a primeira vez que a prefeitura abre as portas para a gente que é do candomblé, dando vez e voz para a gente poder dialogar, falar o que a  gente tem direito, expor o que queremos e pensamos, e pedimos o que merecemos: respeito. Espero que acabe o preconceito religioso, aconteça o respeito como para qualquer religião”.


A Iyalorixá Mãe Maria José de Oxalá, que tem o terreiro mais antigo em funcionamento de Gravatá, falou como recebeu essa homenagem. “Recebo essa homenagem com paz, amor e felicidade, debaixo da força superior. Não esperava essa surpresa e estou aqui até quando Deus quiser e se Ele quiser estarei aqui próximo ano também. Acho que o prefeito fez mais do que certo em nos receber no gabinete e está fazendo o que deve ser feito”.


O prefeito Joselito Gomes explicou porque prestou essa homenagem. “O compromisso com as pessoas abre espaço para a acolhida, o diálogo, o respeito, só assim estaremos demonstrando esse compromisso, pois tudo deve concorrer para que tenhamos uma convivência pacífica, uma Gravatá voltada para o bem e que as pessoas possam livremente expressar suas crenças, respeitar um ao outro e assim crescemos em uma boa convivência. O compromisso com as pessoas implica em você estar aberto a esta realidade pluralista e que ao mesmo tempo nos ajuda a enxergar aquilo que é essencial a todos: o amor. Porque nosso compromisso continua sendo com as pessoas”.


Estiveram presentes na conversa o chefe de gabinete, Lucas Noia, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a secretária da Mulher, Ester Gomes, e o vereador Cabritinha. 



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.