Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Nova enquete na Alepe, Proposta prevê doação de eletrônicos apreendidos a escolas; opine

             Credito da foto: Alepe/divulgação


Postado em 30/11/21


Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) uma proposta para formalizar a doação de dispositivos eletrônicos apreendidos – como tablets, computadores, televisores, impressoras, scanners e projetores – a escolas públicas e alunos. De iniciativa da deputada Delegada Gleide  Ângelo (PSB), o Projeto de Lei (PL) nº 2860/2021 é alvo de enquete no site da instituição.


O texto cria o Programa Estadual de Doação de Dispositivos Eletrônicos para Estudantes e Instituições da Rede Pública de Ensino, estipulando que ao menos 25% dos equipamentos eletrônicos apreendidos pela Secretaria da Fazenda ou pelas autoridades policiais sejam encaminhados às escolas. Assim, mesmo que haja irregularidades não sanáveis nesses produtos, quando estiverem aptos para uso, eles não poderão ser leiloados nem destruídos.

“Há um contrafluxo burocrático que poderia ser evitado”, argumenta a autora na justificativa da matéria. Isso porque, explica Gleide  ngelo, enquanto os aparelhos são leiloados para que os recursos voltem aos cofres públicos, o Estado licita a compra de novos equipamentos. Além de reduzir custos com esses procedimentos, a proposição busca, segundo ela, promover “a inclusão digital e tecnológica de estudantes de baixa renda, bem como reduzir as desigualdades sociais”.

A destinação desses dispositivos priorizará alunos de menor poder aquisitivo, assim como aqueles oriundos de povos indígenas, de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores e aquicultores artesanais, caboclos, população negra, comunidades quilombolas, famílias de agricultores rurais e demais comunidades tradicionais. Além disso, pessoas físicas e jurídicas poderão doar eletrônicos voluntariamente às unidades públicas de ensino por meio do Programa.


De acordo com o PL 2860, ao receberem os equipamentos, as instituições deverão remover logomarcas e afixar o brasão do Estado. Eletrônicos encaminhados a estudantes não poderão ser comercializados nem doados a terceiros.

A enquete oferece três opções de resposta aos internautas. A consulta estará disponível no site da Alepe (www.alepe.pe.gov.br) até o fim de dezembro.

Comentários

  1. Infelizmente, os mini books que foram doados anteriormente, muitos alunos venderam. A ideia da doação é muito boa, Mas os órgãos competentes deveriam se responsabilizar por esses dispositivos eletrônicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...