Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Instituto Movimento Ambiental de Pernambuco apresenta propostas socioambientais para prefeito de Gravatá


Postado em 25/11/21

O IMOA apresentou projetos que são voltados para inclusão de pessoas que estão às margens da sociedade


O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, conversou, na tarde desta quarta-feira (24), no gabinete do Paço Municipal, com integrantes que fazem parte do Instituto Movimento Ambiental de Pernambuco, com sede em Caruaru. 


A conversa teve como principal objetivo apresentar, ao prefeito, propostas socioambientais que poderão ser trabalhadas em Gravatá voltadas para pessoas que enfrentam vulnerabilidade social, como é o caso dos coletores de recicláveis. 


Gilvaneide Silva, presidente do IMOA, explica qual foi a proposta trazida para a Prefeitura de Gravatá. “Trouxemos uma proposta de coleta seletiva, de educação ambiental, e também de olhar para o catador, de transformar a vida deles trazendo mais dignidade com uma renda mais segura e mais organizada. Oferecemos oficinas, transformação nesse setor, trazendo a empresa e o comércio para junto e eles olharem para esse catador. O município é importante nesse sentido e  está dentro do programa de proposta do governo para que a prefeitura execute a coleta seletiva agregando também a educação ambiental. Essa foi a primeira conversa e a gente percebeu que é tudo o que o prefeito Joselito estava já com o intuito de fazer, então a receptividade foi maravilhosa, o olhar dele, e como ele disse que essas questões não estão na mente dele, mas no coração. Então casou muito bem com o que ele estava procurando. Vemos que os resultados e os frutos serão bem-vindos para todos: para a cidade, para a gestão e para o instituto”. 


O prefeito Joselito Gomes falou como recebeu a ideia. “Teremos um segundo encontro trazendo outras secretarias a fim de que possamos aprofundar mais o tema, olhando nossa realidade de Gravatá e a partir daí como abraçar esse projeto e colocá-lo em prática, porque ele é importante para o cuidado que devemos ter em relação ao meio ambiente e é importante também para a questão da geração de renda. Quando pensamos em organizar aquelas pessoas que já estão naturalmente fazendo a coleta de material reciclável, daí queremos seguir o caminho da coleta seletiva, organizando as pessoas e que a partir daí elas tenham sua renda para a manutenção da família. Vamos seguir as etapas necessárias com muita tranquilidade, determinação e responsabilidade, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 


Estiveram presentes na conversa o presidente da Agência de Meio Ambiente de Gravatá,  Artur Teixeira, e pelo IMOA estavam o vice-presidente do instituto, Marcos Renner, o diretor de mercado, Cláudio Oliva, e o vereador Neném de Uruçu.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...