Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Homens das comunidades do Cruzeiro e Bairro Novo são beneficiadas com ações do Novembro Azul


Postado em 25/11/21


As Unidades da Saúde da Família Judas Tadeu e Posto IV realizaram a Noite do Homem e levaram conhecimentos sobre os cânceres de próstata, de pênis e de boca

Nesta quarta-feira (24), aconteceu mais um dia do Novembro Azul, que tem o intuito de conscientizar os homens para cuidar da sua saúde, observar os sinais e os sintomas que o corpo apresenta, para que possam evitar o desenvolvimento dos cânceres de próstata, de pênis e de boca. 


Então, as Unidades de Saúde da Família Judas Tadeu e Posto IV proporcionaram aos homens das comunidades do Cruzeiro e Bairro Novo momentos esclarecedores sobre o que é o Novembro Azul, o porquê a preocupação de enfatizar a conscientização dos homens para que os mesmos se cuidem.


Na USF Judas Tadeu, a enfermeira Luana Lima preparou para os homens que são assistidos pela unidade uma palestra com conteúdos relevantes sobre o câncer de próstata, ressaltou que na idade avançada é mais propício a desenvolver o CA e que histórico familiar e obesidade também são alguns causadores dessa predisposição.


Também foi explicado aos homens que a evolução do câncer de próstata é bastante lenta, por isso é importante prestar atenção em alguns sinais e sintomas que o corpo apresenta na fase inicial e mais avançada, como dor na bexiga, dor ao urinar, presença de sangue na urina, dor óssea e até mesmo infecção.


Os exames laboratoriais como o PSA e o toque retal são fundamentais para a descoberta precoce do câncer de próstata. Se caso diagnosticado, o urologista irá avaliar e ver o melhor tratamento adequado para o paciente.


Com 84 anos, o sr. Heleno José, fala da importância dessa ação para os homens da comunidade: “É muito bom porque a gente adquire conhecimento e sabemos o que estamos sentindo quando contamos ao médico. A saúde é muito boa, mas tem gente que não procura, né? Acha que é besteira, diz que não vai, mas é interessante a gente vir porque ficamos sabendo muitas coisas que nós não conhecemos”.


O momento foi aproveitado pelo dentista da USF Judas Tadeu, Júnior Ademesiano, que orientou os homens sobre o câncer bucal e os cuidados que eles devem ter. Foi realizado o exame clínico em todos os pacientes em conjunto com as orientações de higiene bucal e entregue escova de dente e creme dental.

“O nosso dia do homem teve uma grande intenção de trazer o homem a unidade e tentamos passar para eles todo o atendimento precoce sobre o câncer bucal e algumas orientações. Às vezes uma pequena lesão eles ficam com vergonha de perguntas e às vezes uma pequena orientação pode livrar ele de uma coisa bem pior. Então, essa era a intenção da gente de fazer essa integração entre o posto, a comunidade e o horário também”, disse o dentista.


Luana Lima, enfermeira da USF Judas Tadeu explica que: “A gente passa para a comunidade algumas informações relevantes sobre o tema como sinais e sintomas, detecção precoce, tratamento, como se dar o diagnóstico porque às vezes os homens da comunidade são homens leigos e que não entendem bem sobre o assunto. Então, a gente vê a importância de proporcionar a eles esse momento para eles entenderem um pouco sobre o que é o câncer de próstata, o que ele vai apresentar, o que vai indiciar que ele vai estar com o início ou o câncer de próstata”.



Além de todo conhecimento, a médica Maria Fernanda realizou consultas, exames laboratoriais e aferição de pressão.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...