Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência reúne equipes da Defesa Civil de municípios em Gravatá


Postado em 22/09/21


 Evento promovido pelo Governo de Pernambuco trouxe 60 profissionais de 22 municípios do Agreste do estado
 
 
Gravatá sediou o curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência, nesta quarta-feira (22), na Igreja Sara Nossa Terra. 

 
Pela manhã, houve a abertura do evento, que foi promovido pelo Governo de Pernambuco, e palestra de Sandro Marinho, que é chefe de Divisão Técnica da Secretaria de Defesa Civil de Recife e coordenador da Sala de Monitoramento. 

 
Participaram do evento integrantes das Defesas Civis de municípios como Carpina, Jaqueira, Moreno, Recife, Toritama, além da Guarda Civil Municipal de Gravatá e Polícia Militar de Pernambuco. 
 
A mesa de abertura do evento teve as presenças do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Major Gilmar Oliveira, do secretário executivo de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Irnaldo Pedro, do assessor especial de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, do secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Coronel Leonardo Rodrigues, e do secretário da Casa Militar de Pernambuco,  Coronel Carlos José. 

 
O assessor de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, explicou detalhes do curso. “Nós temos 22 municípios participando, em torno de 60 profissionais de diversos municípios do Agreste e é uma satisfação imensa para nós recebermos esse pessoal. O curso, sem dúvida, é de fundamental importância para quem lida com a Defesa Civil. Esse está sendo o primeiro passo após a diminuição dos números de casos de Covid-19, Gravatá foi escolhido para sediar este evento e é sempre bom aprender com a Defesa Civil Estadual, que tem muito a nos ensinar e nós dos municípios precisamos muito disto”.   

 
De acordo com o Coronel Leonardo Rodrigues, que é secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, “esse evento marca o início da retomada das atividades presenciais do Governo do Estado. A Defesa Civil procurou um município que é parceiro para reunir as cidades da região Agreste e iniciar a capacitação presencial. Essa capacitação tem o objetivo de preparar os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil para que eles conheçam a metodologia de fazer a evacuação de uma área de risco e treinem a população. Gravatá foi escolhido pelo perfil que tem a coordenadoria, pela localização geográfica dela de reunir os municípios no entorno e a gente tratar do risco geológico que tanto traz problemas em eventos relacionados a enxurradas”. 

 
O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, disse que: “Gravatá é a primeira cidade a receber o fórum de Defesa Civil do Estado, que reúne cidades da Região Metropolitana e do Agreste pernambucano. Esse é o primeiro encontro pós flexibilização do Governo e a gente poder se encontrar no mesmo local. É muito importante, tanto para a Defesa Civil, como para o município de Gravatá, receber e proporcionar, aos gravataenses e pessoas oriundas de outras cidades, esse encontro com a Defesa Civil”.   

 
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes falou da importância desse curso. “Sabemos que, a qualquer momento, algo poderá ocorrer em algum município e a necessidade de conhecimento da legislação, de como agir em determinadas situações, além disso, nós vamos encontrando no dia a dia situações de risco, de irregularidades, daí a importância e a necessidade da formação, preparação, aquisição de equipamentos para que em cada município tenhamos uma Defesa Civil atuante, atenta e uma população consciente daquilo que precisa ser feito em um momento de necessidade. Isto acontece, Gravatá sediando e acolhendo os municípios, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 
Estiveram presentes o chefe de Gabinete de Gravatá, Lucas Noia, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá (GCM), André Paiva.
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...