Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência reúne equipes da Defesa Civil de municípios em Gravatá


Postado em 22/09/21


 Evento promovido pelo Governo de Pernambuco trouxe 60 profissionais de 22 municípios do Agreste do estado
 
 
Gravatá sediou o curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência, nesta quarta-feira (22), na Igreja Sara Nossa Terra. 

 
Pela manhã, houve a abertura do evento, que foi promovido pelo Governo de Pernambuco, e palestra de Sandro Marinho, que é chefe de Divisão Técnica da Secretaria de Defesa Civil de Recife e coordenador da Sala de Monitoramento. 

 
Participaram do evento integrantes das Defesas Civis de municípios como Carpina, Jaqueira, Moreno, Recife, Toritama, além da Guarda Civil Municipal de Gravatá e Polícia Militar de Pernambuco. 
 
A mesa de abertura do evento teve as presenças do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Major Gilmar Oliveira, do secretário executivo de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Irnaldo Pedro, do assessor especial de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, do secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Coronel Leonardo Rodrigues, e do secretário da Casa Militar de Pernambuco,  Coronel Carlos José. 

 
O assessor de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, explicou detalhes do curso. “Nós temos 22 municípios participando, em torno de 60 profissionais de diversos municípios do Agreste e é uma satisfação imensa para nós recebermos esse pessoal. O curso, sem dúvida, é de fundamental importância para quem lida com a Defesa Civil. Esse está sendo o primeiro passo após a diminuição dos números de casos de Covid-19, Gravatá foi escolhido para sediar este evento e é sempre bom aprender com a Defesa Civil Estadual, que tem muito a nos ensinar e nós dos municípios precisamos muito disto”.   

 
De acordo com o Coronel Leonardo Rodrigues, que é secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, “esse evento marca o início da retomada das atividades presenciais do Governo do Estado. A Defesa Civil procurou um município que é parceiro para reunir as cidades da região Agreste e iniciar a capacitação presencial. Essa capacitação tem o objetivo de preparar os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil para que eles conheçam a metodologia de fazer a evacuação de uma área de risco e treinem a população. Gravatá foi escolhido pelo perfil que tem a coordenadoria, pela localização geográfica dela de reunir os municípios no entorno e a gente tratar do risco geológico que tanto traz problemas em eventos relacionados a enxurradas”. 

 
O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, disse que: “Gravatá é a primeira cidade a receber o fórum de Defesa Civil do Estado, que reúne cidades da Região Metropolitana e do Agreste pernambucano. Esse é o primeiro encontro pós flexibilização do Governo e a gente poder se encontrar no mesmo local. É muito importante, tanto para a Defesa Civil, como para o município de Gravatá, receber e proporcionar, aos gravataenses e pessoas oriundas de outras cidades, esse encontro com a Defesa Civil”.   

 
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes falou da importância desse curso. “Sabemos que, a qualquer momento, algo poderá ocorrer em algum município e a necessidade de conhecimento da legislação, de como agir em determinadas situações, além disso, nós vamos encontrando no dia a dia situações de risco, de irregularidades, daí a importância e a necessidade da formação, preparação, aquisição de equipamentos para que em cada município tenhamos uma Defesa Civil atuante, atenta e uma população consciente daquilo que precisa ser feito em um momento de necessidade. Isto acontece, Gravatá sediando e acolhendo os municípios, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 
Estiveram presentes o chefe de Gabinete de Gravatá, Lucas Noia, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá (GCM), André Paiva.
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

SAIU AVISO GERAL hoje (14/07) para quem tem R$1.000, R$5.000 na poupança da CAIXA e com CPF e RG final 0,1,8,9,4,7,6,5,2 e 3

Postado em 14 de julho de 2024 A poupança é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, seja na Caixa, Itaú, Bradesco ou outras instituições financeiras. No entanto, as recentes decisões do Banco Central e do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afetado diretamente a rentabilidade desses investimentos. Entendendo a taxa selic e seu impacto na poupança A taxa Selic, definida pelo Banco Central, é a principal taxa de juros da economia brasileira e exerce uma influência direta sobre outras taxas de juros, incluindo as aplicações em poupança. Desde agosto do ano passado, o Banco Central e o Copom decidiram manter a taxa Selic em 10,50% ao ano, após uma série de sete quedas consecutivas. Essa decisão da taxa Selic interfere diretamente na rentabilidade das contas poupança, uma vez que os rendimentos são baseados nessa taxa de juros. Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu