Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência reúne equipes da Defesa Civil de municípios em Gravatá


Postado em 22/09/21


 Evento promovido pelo Governo de Pernambuco trouxe 60 profissionais de 22 municípios do Agreste do estado
 
 
Gravatá sediou o curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência, nesta quarta-feira (22), na Igreja Sara Nossa Terra. 

 
Pela manhã, houve a abertura do evento, que foi promovido pelo Governo de Pernambuco, e palestra de Sandro Marinho, que é chefe de Divisão Técnica da Secretaria de Defesa Civil de Recife e coordenador da Sala de Monitoramento. 

 
Participaram do evento integrantes das Defesas Civis de municípios como Carpina, Jaqueira, Moreno, Recife, Toritama, além da Guarda Civil Municipal de Gravatá e Polícia Militar de Pernambuco. 
 
A mesa de abertura do evento teve as presenças do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Major Gilmar Oliveira, do secretário executivo de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Irnaldo Pedro, do assessor especial de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, do secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Coronel Leonardo Rodrigues, e do secretário da Casa Militar de Pernambuco,  Coronel Carlos José. 

 
O assessor de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, explicou detalhes do curso. “Nós temos 22 municípios participando, em torno de 60 profissionais de diversos municípios do Agreste e é uma satisfação imensa para nós recebermos esse pessoal. O curso, sem dúvida, é de fundamental importância para quem lida com a Defesa Civil. Esse está sendo o primeiro passo após a diminuição dos números de casos de Covid-19, Gravatá foi escolhido para sediar este evento e é sempre bom aprender com a Defesa Civil Estadual, que tem muito a nos ensinar e nós dos municípios precisamos muito disto”.   

 
De acordo com o Coronel Leonardo Rodrigues, que é secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, “esse evento marca o início da retomada das atividades presenciais do Governo do Estado. A Defesa Civil procurou um município que é parceiro para reunir as cidades da região Agreste e iniciar a capacitação presencial. Essa capacitação tem o objetivo de preparar os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil para que eles conheçam a metodologia de fazer a evacuação de uma área de risco e treinem a população. Gravatá foi escolhido pelo perfil que tem a coordenadoria, pela localização geográfica dela de reunir os municípios no entorno e a gente tratar do risco geológico que tanto traz problemas em eventos relacionados a enxurradas”. 

 
O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, disse que: “Gravatá é a primeira cidade a receber o fórum de Defesa Civil do Estado, que reúne cidades da Região Metropolitana e do Agreste pernambucano. Esse é o primeiro encontro pós flexibilização do Governo e a gente poder se encontrar no mesmo local. É muito importante, tanto para a Defesa Civil, como para o município de Gravatá, receber e proporcionar, aos gravataenses e pessoas oriundas de outras cidades, esse encontro com a Defesa Civil”.   

 
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes falou da importância desse curso. “Sabemos que, a qualquer momento, algo poderá ocorrer em algum município e a necessidade de conhecimento da legislação, de como agir em determinadas situações, além disso, nós vamos encontrando no dia a dia situações de risco, de irregularidades, daí a importância e a necessidade da formação, preparação, aquisição de equipamentos para que em cada município tenhamos uma Defesa Civil atuante, atenta e uma população consciente daquilo que precisa ser feito em um momento de necessidade. Isto acontece, Gravatá sediando e acolhendo os municípios, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 
Estiveram presentes o chefe de Gabinete de Gravatá, Lucas Noia, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá (GCM), André Paiva.
 
 
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá