Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: SUPERLATIVO ABSOLUTO EXAGERADO


Postado em 30/09/21


A Língua Portuguesa nos proporciona uma infinidade de palavras, as quais podem ser usadas em diversas situações

O adjetivo é uma classe de palavra da Língua Portuguesa, o qual qualifica ou dá qualidade ao sujeito na estrutura de uma frase. Por isso, quando nos referimos a uma pessoa, por exemplo, fazemos uso do adjetivo como forma de descrever as qualidades ou até mesmo os defeitos desse referido indivíduo. 


Tem se observado na televisão brasileira, principalmente nas transmissões esportivas, um uso desacerbado de alguns adjetivos, no intuito de enaltecer as qualidades de alguns atletas, os quais não fazem jus a tamanhas referências, o que acaba por banalizar o significado dos adjetivos proferidos. 

Palavras como “impressionante” e “gênio,” tem sido usadas de forma aleatória e sem critério algum, e o que é pior, sem merecimento de quem as recebe. Os narradores esportivos tentam de qualquer maneira, colocar nas alturas pessoas que não passam do chão e tudo vem a comprovar que a falta de vocabulário e os vícios da fala levam a esse exagero. Isso tudo sem mencionar o tom de voz estridente, que muito incomoda. 

Também, temos visto apresentadores de programas de auditório, como o Marcos Mion, da Rede Globo, falando errado, sem fazer o uso correto das concordâncias verbais em suas falas. E isso passa normalmente, como se fosse uma linguagem coloquial. Em pouco tempo, isso será cultural. 


Impressionante e gênio, são palavras usadas para descrever algo excepcional e descrever alguém que fez ou faz coisas geniais, como por exemplo, uma descoberta científica que beneficia a humanidade. Isso sim, é uma coisa de gênio! Um drible no campo de futebol não chega a ser uma coisa genial, pois o drible não é uma aptidão exclusiva de uma pessoa apenas. Santos Dummont foi um gênio, assim como Albert Einstein.

A Língua Portuguesa nos proporciona uma infinidade de palavras, as quais podem ser usadas em diversas situações de maneira apropriada e sem esse exagero todo. Basta um pouco de serenidade e coerência na hora de se expressar, principalmente quando tudo é transmitido em rede nacional. A Língua Portuguesa agradece e os nossos ouvidos, também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...