Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá realiza 2ª Audiência Pública PPA e LOA


Postado em 30/11/21


Apresentação do balanço da gestão aconteceu na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (30)


A gestão do prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, é pautada na responsabilidade fiscal e na transparência. 

Com isso, na manhã desta segunda-feira (30), foi realizada a 2ª Audiência Pública do Plano Plurianual - PPA e da Lei Orçamentária Anual - LOA, na Câmara Municipal de Gravatá. 


Seguindo a Lei Federal nº 8.666/1993, nesse art. 39, foram apresentados na audiência os resultados da enquete pública, realizada entre os dias 01 e 08 de agosto, que estava disponível no site da prefeitura, e o balanço das ações das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Juventude até o momento.

Fizeram parte da mesa o prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, a contadora do município, Valéria Celestino, secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Márcia André, a secretária da Mulher, Ester Gomes, e o secretário de Saúde, José Edson. 


Estavam presentes secretários municipais, executivos, representações e segmentos da sociedade civil, além dos vereadores Cabritinha, Gil Dantas, Leandro do Transporte Alternativo e Neném de Uruçu.


O vereador Neném de Uruçu falou sobre a audiência. “Esse é um momento ímpar na nossa cidade, porque é uma audiência pública que tratou do Orçamento Participativo, com uma gestão que, pela primeira vez, leva o OP para o distrito de Uruçu-Mirim, para a zona rural, para que a população pudesse opinar nas prioridades de governo. Por isso, a gestão do prefeito, Padre Joselito, está de parabéns”. 


O secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, falou sobre a apresentação. "Nós estamos cumprindo a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece a obrigatoriedade das audiências públicas na formação dos Planos Plurianual e a Lei Orçamentária Anual. A gente não se limita a essa questão legal apenas, vamos além. A gente de fato mobilizou a sociedade, porque a presença dela, a sugestão, dizendo onde deve ser aplicado cada recurso do município é fundamental. Com isso, ultrapassamos o limite do espaço do poder legislativo que esse plenário tão rico, ambiente tão propício para debate. Criamos no site, com orientação do nosso prefeito, uma enquete que foi realizada de forma remota por causa da pandemia, em que a população pode responder e indicar para a gestão as prioridades. Hoje, trouxemos o resultado do que jovens, adultos, mulheres, homens da zona rural, pessoas da cidade, e estamos acolhendo, transferindo isso para o projeto de orçamento, que vai dar o norte das ações do governo. Daqui para frente, será assim: a participação do cidadão no governo democrático do prefeito padre Joselito Gomes”. 

De acordo com primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, “nós estamos trabalhando intensamente para fazer o melhor pela população de Gravatá, trabalhando com seriedade, transparência, para a gente preparar o orçamento e poder trabalhar da melhor maneira possível, dando dignidade às pessoas. A presença dos secretários, de alguns vereadores, foi muito importante, porque eles entenderam a importância desse momento de decisão na vida da população gravataense. Esse é o compromisso que assumimos, é esse o compromisso do prefeito, Padre Joselito, trabalhar com seriedade em prol da população que está na espera de uma Gravatá melhor”. 


O prefeito de Gravatá, padre Joselito, esteve presente na abertura do evento e falou: “queremos uma gestão com participação ampla da sociedade e gosto quando algo é construído com várias mãos. Isso sinaliza que existe alicerce é assim é nosso governo, com base legal, seguindo as etapas que a lei determina e orienta. Dessa forma, podemos vislumbrar a Gravatá que queremos. Estamos diariamente perseguindo isso e por isso estamos aqui hoje, todos caminhando para que todo esse processo aconteça da melhor forma e que Deus continue nos dando sabedoria para continuar”. 


_Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
_Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)_


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...