Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá realiza 2ª Audiência Pública PPA e LOA


Postado em 30/11/21


Apresentação do balanço da gestão aconteceu na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (30)


A gestão do prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, é pautada na responsabilidade fiscal e na transparência. 

Com isso, na manhã desta segunda-feira (30), foi realizada a 2ª Audiência Pública do Plano Plurianual - PPA e da Lei Orçamentária Anual - LOA, na Câmara Municipal de Gravatá. 


Seguindo a Lei Federal nº 8.666/1993, nesse art. 39, foram apresentados na audiência os resultados da enquete pública, realizada entre os dias 01 e 08 de agosto, que estava disponível no site da prefeitura, e o balanço das ações das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Juventude até o momento.

Fizeram parte da mesa o prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, a contadora do município, Valéria Celestino, secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Márcia André, a secretária da Mulher, Ester Gomes, e o secretário de Saúde, José Edson. 


Estavam presentes secretários municipais, executivos, representações e segmentos da sociedade civil, além dos vereadores Cabritinha, Gil Dantas, Leandro do Transporte Alternativo e Neném de Uruçu.


O vereador Neném de Uruçu falou sobre a audiência. “Esse é um momento ímpar na nossa cidade, porque é uma audiência pública que tratou do Orçamento Participativo, com uma gestão que, pela primeira vez, leva o OP para o distrito de Uruçu-Mirim, para a zona rural, para que a população pudesse opinar nas prioridades de governo. Por isso, a gestão do prefeito, Padre Joselito, está de parabéns”. 


O secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, falou sobre a apresentação. "Nós estamos cumprindo a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece a obrigatoriedade das audiências públicas na formação dos Planos Plurianual e a Lei Orçamentária Anual. A gente não se limita a essa questão legal apenas, vamos além. A gente de fato mobilizou a sociedade, porque a presença dela, a sugestão, dizendo onde deve ser aplicado cada recurso do município é fundamental. Com isso, ultrapassamos o limite do espaço do poder legislativo que esse plenário tão rico, ambiente tão propício para debate. Criamos no site, com orientação do nosso prefeito, uma enquete que foi realizada de forma remota por causa da pandemia, em que a população pode responder e indicar para a gestão as prioridades. Hoje, trouxemos o resultado do que jovens, adultos, mulheres, homens da zona rural, pessoas da cidade, e estamos acolhendo, transferindo isso para o projeto de orçamento, que vai dar o norte das ações do governo. Daqui para frente, será assim: a participação do cidadão no governo democrático do prefeito padre Joselito Gomes”. 

De acordo com primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, “nós estamos trabalhando intensamente para fazer o melhor pela população de Gravatá, trabalhando com seriedade, transparência, para a gente preparar o orçamento e poder trabalhar da melhor maneira possível, dando dignidade às pessoas. A presença dos secretários, de alguns vereadores, foi muito importante, porque eles entenderam a importância desse momento de decisão na vida da população gravataense. Esse é o compromisso que assumimos, é esse o compromisso do prefeito, Padre Joselito, trabalhar com seriedade em prol da população que está na espera de uma Gravatá melhor”. 


O prefeito de Gravatá, padre Joselito, esteve presente na abertura do evento e falou: “queremos uma gestão com participação ampla da sociedade e gosto quando algo é construído com várias mãos. Isso sinaliza que existe alicerce é assim é nosso governo, com base legal, seguindo as etapas que a lei determina e orienta. Dessa forma, podemos vislumbrar a Gravatá que queremos. Estamos diariamente perseguindo isso e por isso estamos aqui hoje, todos caminhando para que todo esse processo aconteça da melhor forma e que Deus continue nos dando sabedoria para continuar”. 


_Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
_Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)_


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...