Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Equipes do SAMU de Gravatá participam de treinamento sobre casos de engasgo e parada cardiorespiratória


Atualização é necessária pelo alto índice de ocorrência dos dois casos, sendo uma forma de elevar o salvamento nos chamados


Os profissionais que fazem parte de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Gravatá, SAMU, passaram por treinamento de atualização que é relacionado ao suporte básico de vida.


O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Gravatá e levou em consideração que, segundo estudos realizados em 2017 e em 2019, a parada cardiopulmonar é uma das maiores causas de morte de crianças e adultos nas ocorrências do SAMU. 


Cerca de 80% dessas ocorrências acontecem fora do ambiente hospitalar e por isso é tão importante esse tipo de treinamento para saber como identificar e agir rápido mediante estas situações enquanto o paciente não chega na unidade de saúde. 

Além da teoria, os profissionais puderam acompanhar e treinar na prática estes recursos que salvam vidas em diversos chamados recebidos pelo serviço. 


A coordenadora do SAMU de Gravatá, Mirtes Melo, disse que: “nós fizemos um treinamento com o uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), que é desfibrilador usado em um caso de parada cardiorrespiratória, e o RCP (ressuscitação cardiopulmonar), que é a manobra para a ressuscitação de um paciente em caso de uma parada. É importante esse treinamento porque é uma das ocorrências mais frequentes em nossos chamados”.  


De acordo com o secretário executivo de Saúde de Gravatá, Frailan Mota, “a importância desse tipo de treinamento é que nós sempre teremos uma equipe muito preparada tecnicamente para enfrentar os desafios diante de qualquer ocorrência, que é o caso desse curso que tratou de manobras que salvam em casos de engasgos e de paradas cardiorrespiratórias. Então, como é a marca da gestão do prefeito padre Joselito, estamos sempre preparando e humanizando as equipes, para atender a população com dignidade e eficiência”. 



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...