Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretários de Turismo e empresários da iniciativa pública e privada se reúnem em Gravatá



Intuito é fortalecer a união e criar ações coletivas para fomentar o turismo da Região Turística Serras e Artes

O município de Gravatá é um dos oito municípios que estão inseridos na Região Turística Serras e Artes de Pernambuco, e nesta quinta-feira (22) os secretários de Turismo de Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Moreno e Sairé, além de empresários da iniciativa pública e privada se reuniram com o intuito de fortalecer a união e criar ações coletivas para divulgar a região.


Na ocasião foi mostrado o Programa de Regionalização do Turismo de Gil Marinho, onde foram expostas ideias para fomentar o turismo do município e as ferramentas contribuidoras para a expansão do turismo. Além de propostas como aplicativo, projeto de placas e pontuação dos roteiros turísticos para serem integrados. 


Em seguida, a diretora de comunicação da Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (APETURR), Liliane Costa, apresentou à associação que tem o intuito de promover a produção turística no meio rural e natural em Pernambuco, apoiando as entidades públicas e privadas, buscando parceiros, bem como promovendo e fortalecendo o potencial turístico dos municípios.

“Eu acho que é hora da gente mostrar às pessoas que Pernambuco é riquíssimo. Então, esse turismo de proximidade, de estar junto à natureza, ter o que mostrar, ter o que aprender, ter o que conhecer, tem tudo haver com a Região Serras e Artes no interior de Pernambuco e a APETURR. Então, esse convite foi muito bom porque a gente vir aqui, se apresentar e colocar essas iniciativas, dentro de tudo o que a gente puder fazer, para que a gente possa crescer e que Gravatá e a região se fortifique no turismo nacional ou regional, primeiro, nesse momento pós pandemia”, complementou a diretora de comunicação da APETURR.


Dando continuidade, o agente de desenvolvimento do Banco Nordeste, Falcão, falou da falta de presença do Banco Nordeste nos atrativos turísticos, no empresariamento turístico, em toda cadeia produtiva. Baseado nisso, foi criado um Programa de Desenvolvimento Territorial onde se trabalha a questão local, mas com a visão ampliada para o território. Foi dada a missão de organizar a cadeia produtiva do turismo desde a formalidade até a informalidade.

“Foram três municípios eleitos para essa ação que são os municípios de Gravatá, Bezerros e Bonito, cada um com seus atrativos turísticos e a gente apoiando financeiramente aqueles que necessitam, realmente, do apoio creditício do Banco Nordeste, o qual, não visa lucratividade e sim o desenvolvimento da região e a elevação da qualidade de vida daqueles trabalhadores nas áreas turísticas, rural, formal e informal”, acrescentou Falcão.


Pensando no turismo de Gravatá e sua fomentação, o secretário de Turismo, Júnior Darita fala sobre o motivo deste encontro: “O objetivo é criar ações coletivas de todas as cidades que fazem parte da Região Serras e Artes para que a gente possa mostrar todo potencial que toda nossa região tem. Nós, Gravatá incluindo e todas as cidades que existem no entorno tem muito potencial turístico e nós precisamos mostrar isso dentro de Pernambuco para o Brasil e mundo. Quando a gente se une, as nossas ações ficam fortalecidas. Nós criamos ações coletivas para divulgar nossa região, mostrar ao mundo como Gravatá e toda Região das Serras e Artes tem um potencial fantástico. Venha nos visitar, visite Gravatá, visite nossa região”, disse.

Marcaram presença no encontro o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Ricardo Machado, o turismólogo e diretor de Turismo, Cultura e Esportes de Gravatá, Patrick Macedo, além da presidente da APETURR, Fátima Magalhães e o diretor financeiro da APETURR, Jaime Prado. 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá