Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alunos do curso de jardinagem estão prontos para o mercado de trabalho em Gravatá


Prefeitura cumpre compromisso pela geração de aperfeiçoamento em várias áreas profissionais e esta, em especial, tem procura alta durante o ano inteiro


Mais um dos compromissos assumidos pelo prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, está sendo realizado e aprovado pelos moradores da cidade: a realização de cursos voltados para o mercado de trabalho. 

Como alguns exemplos, houve o curso de manipulação de chocolates, eletricista, produção de bolos e tortas finas, doces, em breve terá o curso de culinária regional e, nesta quarta-feira (29), houve o encerramento do curso de jardinagem, uma das áreas mais propícias para contratação no município.


10 alunos frequentaram o Parque da Cidade, entre os dias 26 e 29 de julho, das 8h às 17h, para aprender técnicas de jardinagem ministradas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Ângela Roberta Ferreira. 


A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, que fica sediada no Parque da Cidade.

Ao final do curso, os alunos ornamentaram a entrada do parque, local que é usado para prática de esportes, lazer e convivência.


A merendeira Jazilda Monteiro da Mota, mais conhecida como dona Neném, fez o curso com o marido, Anquises Luis da Conceição, que já trabalha na área como podador. De acordo com ela, “eu resolvi fazer esse curso para meu lazer, pois adoro mexer com plantas e vou saber cuidar melhor das minhas em casa. Já o meu marido veio em busca de mais conhecimento na área, porque ele já trabalha com isso há um bom tempo”. 


A instrutora do curso, Ângela, destaca que “a ideia desse curso foi capacitar a população de Gravatá e futuramente ter o maior aperfeiçoamento para que a gente possa harmonizar o ambiente em conjunto com o paisagismo. E a proposta foi ensinar a trabalhar com o manejo do solo e também a técnica do plantio. Fora isso, tem a parte arquitetônica, que é representada pelas pedrinhas, vasos, o projeto de sustentabilidade com o reaproveitamento de pneus. Com isso, todos ganham: o aperfeiçoamento profissional e o meio ambiente”.


O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Lula do Padre, opina sobre a iniciativa. “Coincidentemente, a iniciativa da Secretaria de Assistência Social em trazer para Gravatá um curso de jardinagem e teve o seu encerramento no Dia do Agricultor e teve como local escolhido o Parque da Cidade, onde fica a secretaria a qual eu represento. Então foi louvável essa atitude da primeira-dama e secretária Viviane Facundes e entrar em parceria com a de Meio Ambiente para que executasse este curso de jardinagem em Gravatá, que será muito útil quando as praças da cidade estiverem funcionando em pleno vapor, praças estas que já estão com seus projetos elaborados”.


A secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Gleizy Gueiros, que representou a secretária Viviane Facundes, destacou os benefícios desse curso. “Essa é mais uma oportunidade que a Secretaria de Assistência Social e Juventude dá, numa parceria que nós consideramos importante e estratégica com o SENAR, e que não é a primeira vez que nós investimos. Essa é uma prioridade da secretaria: investir na qualificação profissional. Paisagismo, harmonia, bom gosto, é uma qualidade que Gravatá preserva e vende. Os jardins, os espaços bem conservados exigem profissionais qualificados e é nessa linha de pensamento e valorizando essa condição muito própria do município que a gente está aqui entregando mais um grupo de profissionais preparados e treinados pelo SENAR para oferecerem seus serviços à sociedade de Gravatá”. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...