Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Alunos do curso de jardinagem estão prontos para o mercado de trabalho em Gravatá


Prefeitura cumpre compromisso pela geração de aperfeiçoamento em várias áreas profissionais e esta, em especial, tem procura alta durante o ano inteiro


Mais um dos compromissos assumidos pelo prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, está sendo realizado e aprovado pelos moradores da cidade: a realização de cursos voltados para o mercado de trabalho. 

Como alguns exemplos, houve o curso de manipulação de chocolates, eletricista, produção de bolos e tortas finas, doces, em breve terá o curso de culinária regional e, nesta quarta-feira (29), houve o encerramento do curso de jardinagem, uma das áreas mais propícias para contratação no município.


10 alunos frequentaram o Parque da Cidade, entre os dias 26 e 29 de julho, das 8h às 17h, para aprender técnicas de jardinagem ministradas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Ângela Roberta Ferreira. 


A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, que fica sediada no Parque da Cidade.

Ao final do curso, os alunos ornamentaram a entrada do parque, local que é usado para prática de esportes, lazer e convivência.


A merendeira Jazilda Monteiro da Mota, mais conhecida como dona Neném, fez o curso com o marido, Anquises Luis da Conceição, que já trabalha na área como podador. De acordo com ela, “eu resolvi fazer esse curso para meu lazer, pois adoro mexer com plantas e vou saber cuidar melhor das minhas em casa. Já o meu marido veio em busca de mais conhecimento na área, porque ele já trabalha com isso há um bom tempo”. 


A instrutora do curso, Ângela, destaca que “a ideia desse curso foi capacitar a população de Gravatá e futuramente ter o maior aperfeiçoamento para que a gente possa harmonizar o ambiente em conjunto com o paisagismo. E a proposta foi ensinar a trabalhar com o manejo do solo e também a técnica do plantio. Fora isso, tem a parte arquitetônica, que é representada pelas pedrinhas, vasos, o projeto de sustentabilidade com o reaproveitamento de pneus. Com isso, todos ganham: o aperfeiçoamento profissional e o meio ambiente”.


O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Lula do Padre, opina sobre a iniciativa. “Coincidentemente, a iniciativa da Secretaria de Assistência Social em trazer para Gravatá um curso de jardinagem e teve o seu encerramento no Dia do Agricultor e teve como local escolhido o Parque da Cidade, onde fica a secretaria a qual eu represento. Então foi louvável essa atitude da primeira-dama e secretária Viviane Facundes e entrar em parceria com a de Meio Ambiente para que executasse este curso de jardinagem em Gravatá, que será muito útil quando as praças da cidade estiverem funcionando em pleno vapor, praças estas que já estão com seus projetos elaborados”.


A secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Gleizy Gueiros, que representou a secretária Viviane Facundes, destacou os benefícios desse curso. “Essa é mais uma oportunidade que a Secretaria de Assistência Social e Juventude dá, numa parceria que nós consideramos importante e estratégica com o SENAR, e que não é a primeira vez que nós investimos. Essa é uma prioridade da secretaria: investir na qualificação profissional. Paisagismo, harmonia, bom gosto, é uma qualidade que Gravatá preserva e vende. Os jardins, os espaços bem conservados exigem profissionais qualificados e é nessa linha de pensamento e valorizando essa condição muito própria do município que a gente está aqui entregando mais um grupo de profissionais preparados e treinados pelo SENAR para oferecerem seus serviços à sociedade de Gravatá”. 


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá