Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Moradoras do sítio Maria Isabel e futuras doceiras concluem curso de doces



Encerramento do curso teve onze tipos de doces produzidos pelas alunas

O encerramento do curso de doces ofertado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ocorreu neste sábado (19).

Nesses três dias de curso foi levado às alunas muito conhecimento, técnicas e dicas importantes para uma excelente confecção de doces.


As aulas foram bastante aproveitadas e chegaram a produzir onze tipos de doces entre geleias, doces, doce de corte e doce cremoso especializados em abacaxi, já que é uma fruta bastante cultivada na região, e também em outras opções de frutas como: mamão, maracujá, batata doce, manga, banana, goiaba e acerola.

Esse momento tão importante para todas as participantes do curso contou com a presença do prefeito Padre Joselito e da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes.


Josicleide Maria, uma das alunas, fala como foi proveitoso todo conhecimento que aprendeu no curso: “Para mim vai ser muito aproveitado. Eu sabia fazer, mas tem muita técnica que eu não sabia, tem muitos produtos que coloca nos doces e que eu não sabia. A professora veio para tirar essa dúvidas da gente. Para mim foi uma maravilha”.


A instrutora do curso de doces e conservas, Alessandra Vasconcelos, falou sobre o resultado do curso e o empenho das alunas durante esses dias: “Considero um excelente resultado, a turma é muito participativa, interessada, organizada. Produzimos bastante, o nível de conhecimento foi excelente. Posso afirmar que elas tiveram um excelente nível de aprendizagem. E graças a Deus, nesses três dias produzimos 11 tipos de doces, doce de corte, doce cremoso. Foi um excelente aproveitamento”.


Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude, estava bastante satisfeita em poder oferecer esse curso à Associação Maria Isabel. “A semente foi lançada e a gente já conseguiu que ela desse um fruto, e esse fruto foram os doces que foram produzidos aqui através do SENAR em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude na qual a gente vem assumindo o compromisso com as pessoas. As alunas estão de parabéns, a professora que com muita dedicação e carinho ensinou todas as técnicas de doces, compotas, geleias e isso é muito gratificante para nossa gestão, porque nosso compromisso é com as pessoas”, disse a secretária.


Participando do encerramento do curso na comunidade Maria Isabel, o prefeito Padre Joselito fala: “Este curso teve o objetivo de reunir algumas mulheres da comunidade para ajudá-las a preparar o doce através de várias frutas e de modo especial o abacaxi. Foi um momento muito importante e necessário para as mulheres daqui. O resultado foi muito positivo. E é assim que nossa gestão continuará investindo em cursos, vendo a vocação de cada comunidade, vendo a necessidade real para que de fato haja um empreendedorismo e uma geração de renda porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá