Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá apresenta prestação de contas de Saúde e Planejamento



As audiências tiveram que acontecer de forma remota por causa das restrições decorrentes da pandemia


A manhã desta sexta-feira (28) foi dedicada às audiências públicas de prestação de contas das Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento e Orçamento  de Gravatá, que, obedecendo aos decretos Estadual 50.572, de 24 de maio de 2021, e Municipal 043/2021, foram realizadas através de transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.


As audiências apresentaram o balanço de despesas do 1⁰ quadrimestre das pastas, que equivale aos meses de janeiro a abril de 2021, em cumprimento ao estabelecido no § 4º do art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Participaram da mesa de apresentação da primeira audiência, de Saúde, o secretário municipal, José Edson, a secretária executiva da pasta e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Araújo, o coordenador de Atenção Primária em Saúde do município, Jairo Teixeira, e a técnica de planejamento da secretaria, Cristiana Zarzar.

Participaram por videoconferência, também atendendo aos cuidados sanitários por causa da pandemia, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, composto por diversas esferas da sociedade civil, e os vereadores Neném de Uruçu e Nego Suíno.  


O secretário José Edson anunciou que haverá mudança na forma de apresentar a prestação de contas da secretaria já a partir da próxima audiência, prevista para o final do mês de setembro. “Quero agradecer a toda equipe da saúde de Gravatá que trabalha 24 horas por dia. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos avançar e ultrapassar a meta mínima de 15%, que foi de 16,05%. Na próxima prestação de contas nós teremos algumas inovações, para que ela fique mais dinâmica e perceptível para a população. É uma prestação feita por todos os municípios do Brasil, mas vamos inovar para que o entendimento da população, vereadores, fique melhor, principalmente na questão financeira da secretaria. Como é o dia-a-dia, como se gasta e como se executam as ações”. 

“Aproveito para deixar uma mensagem de esperança, de menos doença para o mundo. O Agreste pernambucano passa por um momento delicado, pois muitos municípios já estão sem oxigênio, partindo para um colapso na saúde, embora nós estejamos abastecidos de oxigênio com dois fornecedores. Desde a madrugada de hoje a gente vem tentando conseguir vagas para os amigos de outros municípios, como Pesqueira, Sanharó e Lajedo. E o que está comprometendo não é a falta do oxigênio, mas o transporte dele”.  

A segunda audiência pública, da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, começou logo em seguida, com a mesa formada pelo secretário da pasta, Vital Medeiros, o secretário de Finanças, Fábio Romero, e da contadora da secretaria, Valéria Celestino.


Valéria Celestino começou a apresentação falando que: "Conseguimos bater algumas metas, com o destaque para a saúde, mesmo com todas as dificuldades desse início de ano e de gestão, pois houve queda considerável de receita”.


O secretário de Finanças complementou que “chegamos com a dívida de 73 milhões de reais, como todos sabem, e nosso objetivo é atingir a liquidez exigida pelo Tribunal de Contas da União. Tivemos despesas extras com a saúde, estamos com a folha de pagamento de ativos, aposentados e pensionistas em dia, e não tenho dúvidas de que traremos uma situação melhor no próximo balanço”.


Por último, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, falou do apelo do prefeito padre Joselito: “Sabemos as dificuldades de todos, pelo ano atípico que vivemos, está sendo um desafio grande, mas o nosso prefeito pediu nosso esforço em respeito aos funcionários públicos, à população e honrar os pagamentos aos fornecedores que ajudam na manutenção dos serviços prestados pela gestão municipal”.  

Os dois relatórios estarão disponíveis no Portal da Transparência na página da Prefeitura de Gravatá, www.prefeituradegravata.pe.gov.br.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá