Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: ÊXODOS: A VERGONHA ENTRE OS EUA E A AMÉRICA CENTRAL


Qual a origem? O que diz a ONU? Qual seria a solução para o problema? 

Assistindo o Fantástico recentemente, mais uma vez pude testemunhar um evento desumano que teima em rondar as manchetes mundiais; que é o êxodo dos povos latinos da América Central e alguns do Brasil, que teimam em atravessar a fronteira dos Estados Unidos de forma ilegal, colocando as próprias vidas em risco, para tentarem entrar em solo americano em busca de uma vida digna, e assim, fugir das mazelas seculares às quais estão sujeitos e sem esperança. 


Não é de hoje que os noticiários nos contemplam com essa situação e não há um horizonte razoável para uma solução definitiva. Qual a origem? O que diz a ONU? Qual seria a solução para o problema? O fato é que cruzar a fronteira de maneira ilegal é crime. Mas, olhando para o lado humanitário da situação, o que vemos nos noticiários são verdadeiros flagelos humanos, os quais incluem principalmente a presença de crianças. 

A origem disso tudo vem de longo tempo e tende a continuar, haja vista o imperialismo americano que teima em manter a América latina sob as suas vontades e domínios, igual aos políticos brasileiros, os quais mantém a população à margem do conhecimento e do acesso a tudo. 

E a ONU? E os direitos humanos? O que dizem? O que fazem? Absolutamente nada. Simples assim. Até porque, estamos de pessoas que vivem à margem da miséria com todos os seus requintes de crueldade, onde muitas vezes nem o básico para se viver com dignidade, essas pessoas têm. Infelizmente esses seres humanos não são tratados como os bilionários árabes e chineses, os quais tem acesso livre a tudo, posto que as suas fortunas funcionam como portão de acesso aos países ricos, como os Estados Unidos. Sempre o dinheiro à frente dos valores humanos. 


Contudo, não estou com esse texto, apoiando a invasão das fronteiras e fazendo apologia à transgressão das leis. Por conta disso, subjetivamente falando, uma solução plausível para esse flagelo humano seria investir nos países de origem dessas pessoas, oferecendo indústrias, educação de qualidade, saúde pública e ensino de qualidade. Só assim, esse flagelo humano poderá ter um final. 

Não podemos mais ver cenas na TV, como a do menino perdido no deserto no Texas pedindo por socorro. Não podemos mais ver crianças sendo separadas dos seus pais quando são presos pela polícia de fronteira. Não podemos mais... Não queremos mais... A humanidade não aceita e não pode mais admitir isso.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil