Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: ÊXODOS: A VERGONHA ENTRE OS EUA E A AMÉRICA CENTRAL


Qual a origem? O que diz a ONU? Qual seria a solução para o problema? 

Assistindo o Fantástico recentemente, mais uma vez pude testemunhar um evento desumano que teima em rondar as manchetes mundiais; que é o êxodo dos povos latinos da América Central e alguns do Brasil, que teimam em atravessar a fronteira dos Estados Unidos de forma ilegal, colocando as próprias vidas em risco, para tentarem entrar em solo americano em busca de uma vida digna, e assim, fugir das mazelas seculares às quais estão sujeitos e sem esperança. 


Não é de hoje que os noticiários nos contemplam com essa situação e não há um horizonte razoável para uma solução definitiva. Qual a origem? O que diz a ONU? Qual seria a solução para o problema? O fato é que cruzar a fronteira de maneira ilegal é crime. Mas, olhando para o lado humanitário da situação, o que vemos nos noticiários são verdadeiros flagelos humanos, os quais incluem principalmente a presença de crianças. 

A origem disso tudo vem de longo tempo e tende a continuar, haja vista o imperialismo americano que teima em manter a América latina sob as suas vontades e domínios, igual aos políticos brasileiros, os quais mantém a população à margem do conhecimento e do acesso a tudo. 

E a ONU? E os direitos humanos? O que dizem? O que fazem? Absolutamente nada. Simples assim. Até porque, estamos de pessoas que vivem à margem da miséria com todos os seus requintes de crueldade, onde muitas vezes nem o básico para se viver com dignidade, essas pessoas têm. Infelizmente esses seres humanos não são tratados como os bilionários árabes e chineses, os quais tem acesso livre a tudo, posto que as suas fortunas funcionam como portão de acesso aos países ricos, como os Estados Unidos. Sempre o dinheiro à frente dos valores humanos. 


Contudo, não estou com esse texto, apoiando a invasão das fronteiras e fazendo apologia à transgressão das leis. Por conta disso, subjetivamente falando, uma solução plausível para esse flagelo humano seria investir nos países de origem dessas pessoas, oferecendo indústrias, educação de qualidade, saúde pública e ensino de qualidade. Só assim, esse flagelo humano poderá ter um final. 

Não podemos mais ver cenas na TV, como a do menino perdido no deserto no Texas pedindo por socorro. Não podemos mais ver crianças sendo separadas dos seus pais quando são presos pela polícia de fronteira. Não podemos mais... Não queremos mais... A humanidade não aceita e não pode mais admitir isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...