Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Pernambuco é destaque na produção de peixes.



O estado de Pernambuco foi destaque no Anuário Peixe BR da Piscicultura 2021, publicação oficial da Associação Brasileira de Piscicultura, lançado na semana passada, com os dados da produção de peixes em 2020. Segundo a publicação, a piscicultura é uma importante atividade econômica do estado e teve uma grande conquista em 2020 em termos de legislação ambiental. “A Lei Estadual nº 16.839, de 25 de março de 2020, que ‘dispõe sobre o Licenciamento Ambiental da Aquicultura no Estado de Pernambuco e dá outras providências’, trouxe diversas facilidades para a legalização do setor”, destaca o anuário. A lei possibilitou maior acesso ao crédito para os pequenos produtores, já que possibilitou a regulamentação deles nos órgãos competentes. De acordo com o anuário, com estas e outras medidas positivas, o estado produziu 7% a mais de peixes em relação a 2019.

A lei é fruto do Projeto de Lei Ordinária nº 31/2019, de autoria do deputado estadual Waldemar Borges, que presidiu a Comissão Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco e, ao final, apresentou as contribuições dos aquicultores, técnicos, pesquisadores, representantes de entidades, associações e sindicatos, além dos gestores municipais, estaduais e federais.



A comissão provisória fez audiências públicas nas regiões do Sertão de Itaparica (Petrolândia), da Mata Sul (Palmares) e no Litoral Norte (Itapissuma), e ainda realizou o Seminário Estadual para o Desenvolvimento da Aquicultura. “A repercussão dessa lei em nível nacional já era esperada porque a forma como foi construída envolveu quem exerce a atividade direta ou indiretamente em Pernambuco”, destaca Waldemar Borges.

 “Esperamos que as novas determinações possibilitem a regulamentação de centenas de produtores. Assim, conseguiremos planejar e gerenciar a atividade no estado, otimizando o nosso potencial de maneira assertiva”, ressalta na publicação João Paulo Viana de Lima, Supervisor de Pesca e Aquicultura/DEAT do Instituto Agronômico de Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva é revitalizada

Postado em 05/06/22   Espaço é importante no acompanhamento dos estudantes que precisam de atendimento especializado para desenvolver a aprendizagem A Escola Municipal Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no bairro Cruzeiro, ganhou uma Sala de Recursos Multifuncionais totalmente renovada nesa última sexta feira 03. O espaço já existia na escola, porém não era bem equipado. Agora o local conta com brinquedos educativos, mesas, cadeiras, armários, computador, impressora e ar condicionado, tudo pensando no conforto dos funcionários e das 38 crianças que são atendidas pelo serviço nesta instituição. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais acontece no contraturno em que o aluno estuda, ou seja, se ele é matriculado no horário da manhã, vai realizar a atividade na sala no turno da tarde, e vice-versa. O atendimento acontece uma vez por semana ou de acordo com a necessidade da criança e o objetivo que pretende desenvolver com ela. A pr...