Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Secretaria de Educação implementa o Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS).



O horário de funcionamento será de segunda a sexta pela manhã e tarde.

Na sexta-feira (26) a Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Educação implantou no município o NAS que é um Núcleo de Apoio do Servidor criado em prol de todos os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, visando o seu bem-estar social, emocional e profissional.


Quem esteve presente no lançamento foram os gestores e adjuntos das escolas da rede municipal, a psicóloga do NAS, Bárbara Silva, o assistente social do NAS, Cláudio Ribeiro e a secretária de Educação, Ninha Professora.

Este núcleo é uma novidade em Gravatá e tem como público-alvo os diretores e adjuntos, coordenadores e secretários, professores, funcionários das escolas.


O Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) pode ser solicitado de forma espontânea pelo servidor e também o mesmo pode ser encaminhado pelo gestor da Unidade Escolar.


Sua função é acolher o servidor realizando uma escuta qualificada com atuação interdisciplinar, realizar visitas domiciliares aos servidores e também a unidade de trabalho e as instituições, caso haja necessidade, e manter o diálogo para fornecer e receber informações estritamente necessárias sempre mantendo o código de ética profissional e sigilo de cada situação. Vale lembrar que o atendimento psicológico é individual.


Wiston Melo, gestor da escola Edgar Nunes Batista, falou o que achou da implantação do NAS. “Eu acredito que a criação desse núcleo é de grande importância principalmente no momento como este que estamos vivenciando que é a pandemia do COVID-19, onde profissionais, principalmente da educação, se encontrava desamparado psicologicamente e esse núcleo está sendo uma grande força, um grande incentivador para a saúde mental para os nossos profissionais da educação”, disse.

De acordo com o assistente social, Cláudio Ribeiro, é de suma importância o NAS na cidade para atender os profissionais que agregam a educação. “A importância do NAS na Secretaria de Educação, é que há duas décadas o nosso país vem sofrendo com a doença mental, inclusive o professor. Então, foi visto a necessidade de implantar o núcleo nessa secretaria para que o professor tenha esse cuidado especial de extrema necessidade e que outras cidades possam observar e implantar este serviço”, relatou.

A psicóloga do NAS, Bárbara Silva, pontua a criação do núcleo em prol ao profissional de educação visando o bem estar profissional, pessoal do servidor, voltado à saúde mental e proporcionando seu bem estar. “O nosso foco é profissional de educação no geral, do professor ao zelador da escola. Antes não existia esse núcleo, antes só tinha algo voltado ao aluno e a família dele. Então, é de suma importância porque vai auxiliar o gestor nas questões emocionais, sociais e psíquicas”, falou.

Em um segundo momento, esteve presente a assistente comercial da UNOPAR, Fernanda Monteiro, para apresentar os descontos aos servidores e cursos disponíveis para os colaboradores tanto de educação como de todas as áreas. “Firmamos nossa parceria com a gestão e estamos trazendo à gestão a oportunidade de capacitar os coordenadores e todas as suas áreas de funcionários. A intenção da UNOPAR é firmar novas parcerias com a gestão e fazer crescer nossa cidade”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...