Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeito de Gravatá recebe gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas/APAC para tratar sobre o parque Janelas para o Rio.


O objetivo do encontro foi apresentar o projeto do parque ambiental Janelas para o Rio para a atual gestão e dar continuidade a sua realização.

Na manhã desta quarta-feira (03), o prefeito padre Joselito recebeu a visita do gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas/APAC, Fernando Acioli, na qual foi apresentada à gestão a obra que está em execução e tem previsão de conclusão em junho deste ano, e firmar parcerias com as secretarias respectivas para o plano de manutenção do parque que fica localizado no antigo matadouro, em Gravatá.


Estiveram presentes no encontro o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, o Presidente da Agência de Meio Ambiente, Artur Teixeira, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Malta e a executiva Nathália Andrade, a gerente de Apoio aos Recursos das Bacias Hidrográficas/APAC, Lúcia Helena, a gestora de Projetos do SERH- Sandra Ferraz, e o coordenador técnico do SERH, Charlton Nascimento.

O projeto Janelas para o Rio tem o intuito de propor a recuperação da vegetação nas margens do rio; focar na temática ambiental, cultural, esportiva e de lazer; divisão em setores distintos: Preservação Ambiental (SPA) e Equipamento e Lazer (SEL); diagnóstico técnico e comunitário das áreas de projeto e sua relação com o município; processo de implementação e gestão participativa.

Após análise e identificação da carência de espaço para a população, o projeto prioriza a criação de espaços públicos que possam ser utilizados pelas pessoas e beneficiá-las. De acordo com o gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas/APAC, Fernando Acioli: “A gente faz esse projeto pensando exatamente para que a população tenha um espaço público que possa ser utilizado e paralelamente com isso a gente possa preservar a área de APP do rio”, destacou.

Durante a reunião, foi apresentado todo o projeto e também o andamento da obra. Além de propor a requalificação do entorno ao Parque, a presença da Prefeitura para ajudar na fiscalização do que está em execução.


Segundo Vital Medeiros, secretário de Planejamento e Orçamento, a gestão está dando todo apoio à valorização dessa iniciativa do Governo do Estado. “Vamos priorizar essa área e a manutenção desse Parque vai ser justamente uma responsabilidade do governo municipal. Nós vamos dar todo apoio necessário para que esse equipamento que está sendo implantado aqui em Gravatá não fique no desprezo como antes”, disse.

É de suma importância a construção do parque Janelas para o Rio à população gravataense e também estimular o turismo na cidade. Segundo, Artur Teixeira, presidente da Agência de Meio Ambiente: “A construção é importante pela criação do espaço público e lazer em que a população tenha um espaço para poder praticar atividade física, convivência e educação ambiental. Além dessa questão, tem um significado muito grande como o resgate do meio ambiente”, destacou. Além disso, é esperado uma melhoria na qualidade de vida da população e que desperte o cuidado com o meio ambiente.

O prefeito, padre Joselito, enfatiza que no município está em andamento com o projeto do Parque Janelas para o Rio e que o mesmo contempla um espaço de conveniência, lazer, onde as pessoas poderão se exercitar, caminhar e utilizar equipamentos, melhorando assim a qualidade de vida. “Nós aqui em Gravatá, através desse encontro que aconteceu hoje, podemos assim observar e conhecer melhor o projeto como vem acontecendo e daqui para frente de que modo o município estará junto ao comitê, fazendo com que esse trabalho possa prosseguir da melhor maneira possível e Gravatá só tem a ganhar. Melhorando assim a qualidade de vida das pessoas porque o projeto olha todo aquele entorno e ambiente que acompanha o curso do rio”, relatou.


Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...