Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Depois de 5 anos o Posto I volta a oferecer ultrassonografia.


Retomada deste serviço beneficia a população gravatense.

Na tarde desta quinta-feira (4), foi iniciado a retomada dos serviços de ultrassonografia (USG) no Centro Fernando Veiga Pessoa, conhecido como Posto I, localizado Izaltino Poggi. 

Quem esteve presente na ocasião foram os secretários executivos da Secretaria de Saúde -Maria Araújo e Frailan Mota, o coordenador do Posto I – Júnior Vasconcelos, o coordenador geral de Atenção Básica - Jairo Texeira, e o médico Dr. Marcel Caldas.


Há cinco anos esse serviço não era ofertado com rotina na referida unidade e a população tinha que procurar em outra unidade ou até mesmo fora da cidade.

Dona Eulália, dona de casa, bastante feliz com a retomada deste serviço para a população diz: “É muito bom porque quando eu fiz essa ultrassom, eu fiz em Caruaru e graças a Deus está podendo fazer em nossa cidade de graça e pelo SUS”. 


Semanalmente serão disponibilizados 50 exames, perfazendo um total de 200 exames diagnósticos mensal. 

Os seguintes procedimentos serão incluídos para finalidade diagnóstica: USG de abdome total, USG de abdome superior, USG renal, USG das vias biliares e urinárias, USG prostático e pélvico, USG da tireoide, cervical e do musculoesquelético. Além da contemplação de: USGs obstétricas e pélvicas transvaginais.

Vale enfatizar que esses serviços irão realizados pelo médico, Dr. Marcel Caldas, que fala um pouco da sua participação na realização das ultrassons: “Vim fazer no SUS como se fosse um exame particular com a qualidade das fotos, dos laudos e cuidado com os personalizados, para cada paciente com todo cuidado e amor. O SUS está precisando disso, e como a equipe veio com essa proposta, eu senti que veio pra mudar, eu decidi fazer parte disso e vamos lutar”, disse.  


As marcações dos exames acontecerão mediante regulação local. A referida unidade está sob coordenação local de Júnior Vasconcelos que destaca a grande conquista da administração com a volta deste serviço. “Então, com certeza esse serviço traz muitos benefícios, principalmente para as classes mais carentes”, falou.  

Todos que compõem a Prefeitura Municipal de Gravatá e Secretaria Municipal de Saúde, podem afirmar que essa conquista configura uma etapa de grande impacto na qualidade dos serviços de saúde e, portanto, representa uma importante ferramenta de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do município de Gravatá.

Frailan Mota, secretário executivo de Saúde, ressalta a perspectiva de melhora sobre a saúde da população gravataense com a retomada do exame: “É mais um equipamento de saúde que a gente vai disponibilizar para a população e dentro disso temos outras perspectivas que estão vindo pela frente”.


Já Maria Araújo, também secretaria executiva de saúde, expressa o sentimento da gestão com volta da realização do exame de ultrassom após 5 anos. “Estou muito feliz em estar iniciando a gestão de Padre Joselito com a implantação do serviço de ultrassonografia no município de Gravatá. Era um serviço que exigia demanda reprimida e que a população pedia. Estamos trazendo esse grande profissional, Marcel Caldas, com toda sua equipe pra realizar todas as ultrassons necessária’”, destacou.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.