Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Depois de 5 anos o Posto I volta a oferecer ultrassonografia.


Retomada deste serviço beneficia a população gravatense.

Na tarde desta quinta-feira (4), foi iniciado a retomada dos serviços de ultrassonografia (USG) no Centro Fernando Veiga Pessoa, conhecido como Posto I, localizado Izaltino Poggi. 

Quem esteve presente na ocasião foram os secretários executivos da Secretaria de Saúde -Maria Araújo e Frailan Mota, o coordenador do Posto I – Júnior Vasconcelos, o coordenador geral de Atenção Básica - Jairo Texeira, e o médico Dr. Marcel Caldas.


Há cinco anos esse serviço não era ofertado com rotina na referida unidade e a população tinha que procurar em outra unidade ou até mesmo fora da cidade.

Dona Eulália, dona de casa, bastante feliz com a retomada deste serviço para a população diz: “É muito bom porque quando eu fiz essa ultrassom, eu fiz em Caruaru e graças a Deus está podendo fazer em nossa cidade de graça e pelo SUS”. 


Semanalmente serão disponibilizados 50 exames, perfazendo um total de 200 exames diagnósticos mensal. 

Os seguintes procedimentos serão incluídos para finalidade diagnóstica: USG de abdome total, USG de abdome superior, USG renal, USG das vias biliares e urinárias, USG prostático e pélvico, USG da tireoide, cervical e do musculoesquelético. Além da contemplação de: USGs obstétricas e pélvicas transvaginais.

Vale enfatizar que esses serviços irão realizados pelo médico, Dr. Marcel Caldas, que fala um pouco da sua participação na realização das ultrassons: “Vim fazer no SUS como se fosse um exame particular com a qualidade das fotos, dos laudos e cuidado com os personalizados, para cada paciente com todo cuidado e amor. O SUS está precisando disso, e como a equipe veio com essa proposta, eu senti que veio pra mudar, eu decidi fazer parte disso e vamos lutar”, disse.  


As marcações dos exames acontecerão mediante regulação local. A referida unidade está sob coordenação local de Júnior Vasconcelos que destaca a grande conquista da administração com a volta deste serviço. “Então, com certeza esse serviço traz muitos benefícios, principalmente para as classes mais carentes”, falou.  

Todos que compõem a Prefeitura Municipal de Gravatá e Secretaria Municipal de Saúde, podem afirmar que essa conquista configura uma etapa de grande impacto na qualidade dos serviços de saúde e, portanto, representa uma importante ferramenta de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do município de Gravatá.

Frailan Mota, secretário executivo de Saúde, ressalta a perspectiva de melhora sobre a saúde da população gravataense com a retomada do exame: “É mais um equipamento de saúde que a gente vai disponibilizar para a população e dentro disso temos outras perspectivas que estão vindo pela frente”.


Já Maria Araújo, também secretaria executiva de saúde, expressa o sentimento da gestão com volta da realização do exame de ultrassom após 5 anos. “Estou muito feliz em estar iniciando a gestão de Padre Joselito com a implantação do serviço de ultrassonografia no município de Gravatá. Era um serviço que exigia demanda reprimida e que a população pedia. Estamos trazendo esse grande profissional, Marcel Caldas, com toda sua equipe pra realizar todas as ultrassons necessária’”, destacou.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá