Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeitura de Gravatá inicia vacinação contra COVID-19 do segundo grupo prioritário nesta sexta (29).



Dessa vez, o planejamento irá alcançar pessoas com 85 anos ou mais e terá atendimento por drive-thru para evitar aglomeração


A Prefeitura de Gravatá dá continuidade ao plano de vacinação contra COVID-19 e inicia o segundo grupo prioritário, preconizado pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (29).

Agora, 720 pessoas com 85 anos ou mais de Gravatá deverão receber a 1ª dose da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, imunizante que foi desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido pelo Instituto Serum, da Índia. 


Os postos de saúde da cidade estarão à disposição de quem precisa se vacinar, mas quem tiver dificuldade de locomoção pode ficar despreocupado que a Secretaria de Saúde vai deslocar uma equipe para vacinar essa pessoa na própria residência. 


O secretário de Saúde do município, Dr. José Edson, explica que “as pessoas de área descoberta, ou seja, que não tem Posto de Saúde da Família (PSF), vão se dirigir ao Posto 1 e nós vamos montar também, no Pátio de Eventos, um esquema drive-thru em que as pessoas vão de carro, ou mesmo a pé, para se vacinar. Ao mesmo tempo, iremos iniciar a imunização com a segunda dose do primeiro grupo, que são os idosos institucionalizados e profissionais da saúde”. 


O coordenador do Programa de Imunização de Gravatá, Leduard Leon, detalhou que “nós criamos um cronograma nos postos de saúde e serão disponibilizados dois ou três pontos, por vez, que irá ser exclusivo para vacinação da COVID-19.  Nesses dias dedicados a imunização, o funcionamento normal desses postos será interrompido temporariamente para evitar aglomeração”.


A secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, fala da logística para vacinar as pessoas acamadas. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS), através dos agentes comunitários, irão identificar quem precisa da imunização em casa e reforçamos a importância da população estar atenta ao calendário de vacina para que todos estejam protegidos”.

O secretário executivo da pasta, Frailan Mota, reforçou que “a segunda dose desta vacina da AstraZeneca é aplicada três meses após a primeira administração. Diferente da Sinovac, que deve ser injetada 15 dias após a aplicação da primeira dose”.

Acompanhe abaixo o cronograma de vacinação COVID-19 para idosos com 85 anos ou mais nas unidades de Estratégias de Saúde da Família de Gravatá.

29/01: USF Ana Caminha I e II
01/02: USF Jucá e Auta Soares (Cruzeiro II)
02/02: USF Boa Vista e Posto II
03/02: USF Maria Auxiliadora e Patrícia Nely (Rua do Norte)
04/02: USF Ricardo Valmir (Alpes Suíços) e Russinhas
05/02: USF São Severino e Lagoa do Fernando
08/02: USF Posto III e Posto IV (Santa Helena)
09/02: USF CAIC e Judas Tadeu (Cruzeiro I)
10/02: USF Mandacaru e Uruçu-Mirim
11/02: USF Avencas e Nossa Senhora das Graças
12/02: USF Limeira


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil