Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Prefeito visita Cemitério de Santo Amaro em Gravatá e confere a situação caótica do local.


A visita foi um pedido da administração do logradouro, que passa por sérias dificuldades estruturais.

O Cemitério de Santo Amaro de Gravatá, local onde deveria existir o sentido de dignidade e acolhimento no momento de dor, foi encontrado pela gestão do prefeito padre Joselito em situação até desumana, tanto para os trabalhadores do local, quanto para as famílias que enterram os parentes lá.


Entre os problemas encontrados no espaço, que existe há 62 anos, estão a ausência de um local para velório, não tem banheiro para visitantes há décadas, algumas fiações estão expostas e a necrópole não possui sequer um arquivo com o registro das pessoas que estão enterradas.

A situação ficou pior com a pandemia do novo coronavírus, pois algumas covas precisaram ser abertas nos corredores, onde deveriam ser o local de passagem dos visitantes.


Josenildo Vicente é diretor do cemitério e relata que “a situação do local estava pior há 29 dias atrás. A principal queixa é a falta de espaço, que não existe nem para gaveta, nem para chão. Então solicitei a presença do prefeito para ele ver a situação de perto, tomar uma atitude e resolver isso. Esperamos que fique marcado em Gravatá um novo governo, que trabalhe com a finalidade de melhorar o espaço, a higiene, o atendimento às pessoas. Sabemos que esse é um lugar que ninguém se sente bem, mas queremos que as pessoas saiam daqui com a sensação de que deixaram seu ente querido em um local adequado, respeitoso”, disse.


O prefeito padre Joselito Gomes avaliou triste o cenário encontrado no cemitério. “Eu não sei como é que o Cemitério de Santo Amaro de Gravatá, durante todo o tempo que ele existe, não encontrou a atenção que deveria ao longo desse tempo por parte de gestores. Mas nós formamos uma comissão e a partir do que vimos e ouvimos constatamos aqui e buscamos fazer o melhor dentro do possível e da legalidade. Então a equipe que irá cuidar desta realidade aqui estará se encontrando e apresentando a demanda, olhando do ponto de vista financeiro, jurídico, do meio ambiente, do espaço que se tem, ou seja, cada detalhe será refletido com muito respeito, responsabilidade e determinação, porque Gravatá não quer apenas palavras, quer solução”.


O Cemitério de Santo Amaro possui 2.500 túmulos entre rotativos pelo município e particulares. Ele está localizado na Rua do Alecrim, sem número, no bairro Cruzeiro. O horário de atendimento da administração é das 7h às 11h e das 13h30 às 17h. Além dele, Gravatá possui necrópoles em São Severino, Uruçu-Mirim, Mandacaru, Cotunguba e Russinhas.


Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá