Evento tratou da atenção voltada às doenças mentais e celebrou o atendimento do Centro de Assistência Psicossocial
O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, da Prefeitura de Gravatá, promoveu o acolhimento “Todo Cuidado Conta”, nesta quarta-feira (27), em comemoração à Campanha Janeiro Branco pela Saúde Mental.
A celebração contou com a presença do prefeito padre Joselito Gomes, da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Saúde, doutor José Edson, e da secretária executiva Maria Araújo, da secretária da Mulher, Ester Melo, além de pacientes e familiares.
Ângela Torres é uma das pessoas que é atendida no CAPS II. Ela fala da experiência com o atendimento do centro. “É muito importante esse atendimento porque temos psicólogo, psiquiatra, atividades, assistência e quanto mais a gente ocupar a mente, melhor. Além disso, recebo medicações que são muito caras, porque trato de depressão e ansiedade, e essa economia já serve para comprar carne, por exemplo”.
O secretário municipal de saúde, Dr José Edson, fala do tratamento humanizado do CAPS II. “Aqui no CAPS o trabalho é humanizado, o atendimento modificou totalmente. Pretendemos ampliar o centro para outros tipos aqui em Gravatá em breve”.
O prefeito padre Joselito fala como o trabalho do centro é necessário na vida do paciente. “Quando se trata de saúde, a prioridade é máxima e iremos oferecer sempre o melhor. Isso passa pelo tratamento humanizado que é dispensado às pessoas. Não tratamos de meros números, mas tratamos as pessoas como elas querem ser olhadas e acolhidas como tal. A partir daí, acontece a primeira cura, pois a pessoa se sente amada e respeitada”.
O CAPS II atende, atualmente, cerca de 300 pessoas que tratam transtornos graves persistentes e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Esses pacientes têm direito à alimentação, remédios e acompanhamento com equipe multidisciplinar, que conta com médico psiquiatra, psicólogo, enfermeira e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e assistente social.
O centro fica na Rua Izaltino Poggi, 33, ao lado do Posto I, no Prado. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (81) 3533-1767.
Saúde da Mulher
O secretário municipal de Saúde aproveitou a ocasião para anunciar que mais um pedido da população, principalmente das gravataenses, será realizado neste início de gestão do prefeito padre Joselito.
Trata-se da Clínica da Mulher, que será inaugurada em breve e vai oferecer atendimento médico com ginecologista, obstetra, exame de ultrassonografia, colposcopia, citologia e atendimento psicológico voltado para as mulheres que vierem a sofrer algum tipo de violência.
Será um atendimento amplo para a população feminina da cidade e o prédio que vai abrigar a clínica já está passando por obras de manutenção.
Serviço:
Centro de Assistência Psicossocial - CAPS II
Endereço: Rua Izaltino Poggi, 33, Prado
Atendimento: 8h às 17h
Telefone: (81) 3533-1767
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
_Fotos: Ednaldo Lourenço
Comentários
Postar um comentário