Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: UM INSTANTE NO TEMPO.


São momentos repentinos e rápidos ao mesmo tempo, que nos fazem parar no tempo... 

Muitas vezes, de repente e não mais que muito de repente, a nossa memória viaja por momentos do passado que nos remetem às lembranças mais longínquas que podemos trazer de volta. São momentos repentinos e rápidos ao mesmo tempo, que nos fazem parar no tempo... um instante no tempo. Ao passarmos por essas experiências, tudo passar a ser sensorial, mágico e emocionante, pois muitas vezes elas trazem experiências vividas que nem lembrávamos mais. 


E essas lembranças se tornam ainda mais à flor da pele nas pessoas de grande sensibilidade, como eu, e que por vezes nos levam às lágrimas. Dizem que os saudosistas namoram o passado para poderem viver o presente. Eu sou um tanto quanto assim.  

E como esses, como acontecem? Eles acontecem como em um ímpeto de surpresa; sem esperarmos obviamente. Talvez seja esse o segredo da emoção repentina que essas lembranças do passado nos proporcionam. Seja através de um cheiro, de um objeto, ou até mesmo simplesmente através de um momento que nos remeta ao passado. Mesmo que seja por alguns segundo. 


Recentemente, estava eu trabalhando quando ao pegar em um objeto que iria ser enviado como um presente de Natal para alguém, me veio de forma atamancada a lembrança da minha mãe. Embora ela já tenha partido desse plano há quase trinta anos, a lembrança dela se fez tão presente e tão forte naquele instante, que fui às lágrimas; tamanha a emoção do momento. Havia ali, a presença iluminada dela e isso me fez parar no tempo e me remeter à aurora da minha vida. Aos tempos em que eu era criança em Gravatá. 

Pude, muito que brevemente, sentir a brisa do Planalto da Borborema soprar no meu rosto e junto com o vento, vi em pensamento o rosto da minha mãe. Parecia que ela estava ao meu lado naquele breve instante no tempo... como o vento! O vento de Iansã! 

Escrevo como quem chora! Como quem grita em emoção o verdadeiro sentido das palavras, através das mais doces e longínquas lembranças do meu eu verdadeiro... da minha alma matuta e brejeira, com a qual eu me identifico e me orgulho, pois, caso contrário, não seria eu que vos escreve... como quem se emociona...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...