Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: TARDES DE CHUVAS.


Reporto-me à Década de 70 e meados dos anos 80, onde a vida “caminhava” em passos lentos em Gravatá.

Lembro-me do tempo em que a minha Gravatá era ainda mais bucólica, inocente, brejeira, interiorana. Vivíamos um pouco alheios aos acontecimentos e às novidades que surgiam na capital. Parecíamos estar em uma espécie de bolha de proteção a tudo e tínhamos o nosso jeitinho matuto encravado em nossas festas tradicionais, como a Festa de Reis. 

Reporto-me à Década de 70 e meados dos anos 80, onde a vida “caminhava” em passos lentos em Gravatá. Vivíamos em uma época na qual tudo era mais simples e belo ao mesmo tempo e de certo modo, havia um ar de romantismo naquelas manhãs de Domingo, ao vermos os fiéis caminhando para a Missa das Crianças na Matriz de Sant’Anna. Ainda não se falava sobre aquecimento global e fazia muito frio em nossa cidade. Como era bom!

Recordo ainda, das tardes de chuva. Como era maravilhoso sentirmos a chuva trazida pelo vento do Planalto da Borborema bater no rosto. E a chuva em Gravatá, ainda hoje, trás consigo algo especial, além de alento para os dias quentes, pois com a aproximação da chuva as montanhas que cercam a nossa cidade se tornam ainda mais azuis e o vento “baila” por entre elas em um espetáculo lindo e repleto de nostalgia.  

Quero voltar a sentir o cheiro da chuva no final de tarde, misturado ao cheiro do cuscuz vindo das residências... Esse é o verdadeiro cheiro de Gravatá, minha terra amada! Sinto saudades e isso me emociona. Por isso, por mais que eu ande por lugares distantes pelo mundo e por força do destino eu esteja tão distante, visitar a minha cidade-natal e respirar o seu ar, me trás paz, energia positiva e alegria. É um encontro marcado com a minha essência, a minha raiz, a minha alma. 

Para um verdadeiro filho da terra, como eu, subir o Alto do Cruzeiro e contemplar aquela paisagem infinita que só Gravatá tem, não há dinheiro no mundo que pague a minha satisfação e emoção; não há nada igual. Sou um eterno matuto, graças a Deus, e isso me fortalece, me engrandece e me orgulha, pois apesar da idade, ainda sou um menino do interior que vive agarrado às suas lembranças. Lembranças essas, que trazem consigo a chuva e o vento, que sempre acontecem nas tardes de chuva de Gravatá. 

Não cabe em mim, a alegria e a emoção de subir a Serra das Russas e ver à distância a minha cidade e suas luzes de esperança. Suas montanhas azuis e sua gente tão nossa, quanto eu mesmo sou de Gravatá... Saudades!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...