Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: TARDES DE CHUVAS.


Reporto-me à Década de 70 e meados dos anos 80, onde a vida “caminhava” em passos lentos em Gravatá.

Lembro-me do tempo em que a minha Gravatá era ainda mais bucólica, inocente, brejeira, interiorana. Vivíamos um pouco alheios aos acontecimentos e às novidades que surgiam na capital. Parecíamos estar em uma espécie de bolha de proteção a tudo e tínhamos o nosso jeitinho matuto encravado em nossas festas tradicionais, como a Festa de Reis. 

Reporto-me à Década de 70 e meados dos anos 80, onde a vida “caminhava” em passos lentos em Gravatá. Vivíamos em uma época na qual tudo era mais simples e belo ao mesmo tempo e de certo modo, havia um ar de romantismo naquelas manhãs de Domingo, ao vermos os fiéis caminhando para a Missa das Crianças na Matriz de Sant’Anna. Ainda não se falava sobre aquecimento global e fazia muito frio em nossa cidade. Como era bom!

Recordo ainda, das tardes de chuva. Como era maravilhoso sentirmos a chuva trazida pelo vento do Planalto da Borborema bater no rosto. E a chuva em Gravatá, ainda hoje, trás consigo algo especial, além de alento para os dias quentes, pois com a aproximação da chuva as montanhas que cercam a nossa cidade se tornam ainda mais azuis e o vento “baila” por entre elas em um espetáculo lindo e repleto de nostalgia.  

Quero voltar a sentir o cheiro da chuva no final de tarde, misturado ao cheiro do cuscuz vindo das residências... Esse é o verdadeiro cheiro de Gravatá, minha terra amada! Sinto saudades e isso me emociona. Por isso, por mais que eu ande por lugares distantes pelo mundo e por força do destino eu esteja tão distante, visitar a minha cidade-natal e respirar o seu ar, me trás paz, energia positiva e alegria. É um encontro marcado com a minha essência, a minha raiz, a minha alma. 

Para um verdadeiro filho da terra, como eu, subir o Alto do Cruzeiro e contemplar aquela paisagem infinita que só Gravatá tem, não há dinheiro no mundo que pague a minha satisfação e emoção; não há nada igual. Sou um eterno matuto, graças a Deus, e isso me fortalece, me engrandece e me orgulha, pois apesar da idade, ainda sou um menino do interior que vive agarrado às suas lembranças. Lembranças essas, que trazem consigo a chuva e o vento, que sempre acontecem nas tardes de chuva de Gravatá. 

Não cabe em mim, a alegria e a emoção de subir a Serra das Russas e ver à distância a minha cidade e suas luzes de esperança. Suas montanhas azuis e sua gente tão nossa, quanto eu mesmo sou de Gravatá... Saudades!

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá