Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: NOSSA LINDA JUVENTUDE.


Anda! Quero te dizer nenhum segredo. Falo desse chão da nossa casa. Vem que está na hora de arrumar...” Beto Guedes.

Aquelas tardes de domingo em Gravatá eram tardes bonitas. Estou me referindo até os meados dos anos 80, onde até aqueles tempos, a juventude da nossa cidade vivia a flor da idade e o mundo era algo muito bonito a ser explorado. Naquela época, levavam-se 2 horas até chegar no Recife e descer a Serra das Russas não era tão comum como hoje em dia. Quem não se lembra das lotações para irmos á praia? Piedade, perto da igreja, era o ponto dos Gravataenses. 



Os jovens daquela época, em sua grande maioria, se divertiam com o que Gravatá TINHA para oferecer e era muito bom! Lembro-me dos bailes memoráveis sábado à noite no Centro Desportivo Gravataense, o CDG, onde o saudoso Grupo Alcano fazia o baile pegar fogo. Quando não tinha baile no CDG, havia a discoteca no XV de Novembro. Na sede aquática do CDG, aconteciam as famosas “Manhãs de Sol.” Isso me faz lembrar aqueles Festivais do Guaraná que aconteciam no antigo CERU “Professor Antônio Farias.” 

Nos domingos à noite, a juventude se reunia na Praça Aarão Lins de Andrade, a “Praça do Sapo”, onde nos sentávamos para conversar e caminhar ao redor da praça. Isso era muito nosso e muito bonito de se ver, pois naquela época tínhamos orgulho da nossa cidade, da nossa juventude. Outro lado muito importante de salientar daquela época, era o orgulho que tínhamos de estudar e representar as nossas escolas. Fosse nos antigos Jogos Municipais Estudantis de Gravatá, os JOMEG (1984), assim como nos desfiles de 7 de setembro, quando o Desfile Cívico ainda não era essa Parada do Orgulho Gay fora de época, onde até briga generalizada já aconteceu. 


Os anos se passaram e essa geração de outrora cresceu. Gravatá mudou e a juventude de hoje tem outra concepção e outro comportamento. Infelizmente, a geração de hoje, em um bom número, não segue os passos virtuosos, digamos assim, da geração do passado. O surgimento das drogas em nossa cidade, a falta de oportunidades e a falta de lazer, tem levado muitos dos nossos jovens a galgarem caminhos tortuosos nas marés do equívoco. A nossa cidade não tem cinema, não tem teatro, não tem emprego e nem mesmo universidade para eles. E como sabemos, onde o poder público não se faz presente, a marginalidade toma conta. 

O que pode ser feito para trazer esses jovens de volta ao cenário social e cultural de Gravatá? Esperemos que os próximos mandatários que serão eleitos semana que vem, possam não só responder a esta pergunta, mas principalmente e fundamentalmente possam por em prática, políticas de inclusão, para que possamos salvar essa geração que um dia foi promissora. 



O movimento jovem nessas eleições sinaliza para um novo despertar, para uma nova realidade. Que os ventos vindouros do Planalto da Borborema que abanam Gravatá, possam trazer a boa nova, através de ares promissores e cumpridores de promessas, para que não mais vivamos uma Gravatá de metáforas e promessas não cumpridas. 

“Anda! Quero te dizer nenhum segredo. Falo desse chão da nossa casa. Vem que está na hora de arrumar...” Beto Guedes

Comentários

  1. Vc falou todas a vdd pois n tiraria ND do q vc disse parabéns por ter acoragem q outros n tenhe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...