Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: AS PRAÇAS DE GRAVATÁ



O tempo passou, Gravatá cresceu... E se desfigurou... Em todos os sentidos. Infelizmente!

Lembro bem do tempo em que o clima de montanha não era a única referência que se tinha de Gravatá. As nossas praças também eram muito conhecidas pelos turistas, pois além de lindas, eram muito bem cuidadas. As nossas praças tinham desenhos arquitetônicos charmosos e atraiam a atenção de todos, pois eram realmente lindas. 

Saudades temos das nossas praças de outrora, as quais serviam de ponto de encontro dos amigos e da juventude do meu tempo. Quem não se lembra das tardes de carnaval na Praça da Matriz? Era lindo ver as crianças brincando o carnaval naquelas tardes ensolaradas. E quando vinha a noite, o Frevo ecoava e os foliões se esparramavam desde a praça até a antiga Sorveteria Alvorada. Oficialmente chamada de Praça José Justino Carreiro de Miranda, Fundador de Gravatá, a Praça da Matriz serviu de cenário para grandes manifestações cívicas e culturais da nossa cidade. 



Também lembro dos concertos protagonizados pela Banda Musical XV de Novembro na Praça 10, sempre no início da noite. A praça ERA linda, pois além de um desenho bem arrojado para a época, tinha um aquário com peixes ornamentais e um vaso gigante ao centro desse aquário, onde de forma imponente havia um “Pé de Gravatá.” Nem sei se ainda está por lá. 

O tempo passou, Gravatá cresceu... E se desfigurou... Em todos os sentidos. Infelizmente!

E as praças? O que aconteceu com as nossas praças? 

Hoje, tudo virou cinzas de um passado onde Gravatá tinha romantismo, candura e principalmente respeito aos nossos patrimônios públicos. As praças de Gravatá viraram ambientes escuros e desertos, onde os usuários de drogas encontraram o cenário ideal para se aglomerarem; afugentando as famílias das nossas praças. Isso tudo, tendo como agravante os desenhos desfigurados, que nada dizem ou traduzem, nos quais as praças se apresentam hoje. 



Queremos as nossas praças de volta!  Queremos a valorização da nossa cultura, dos nossos costumes, da nossa gente.  Não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso e os nossos patrimônios têm que ser preservados. Roguemos, pois, que os mandatários que serão eleitos nas eleições vindouras, olhem com carinho e respeito para a nossa cidade e tragam de volta tudo que ficou no passado: as praças, a Escada da Felicidade, a Festa de Reis e por aí vai.  

“Proclamo isso bem alto! Braços erguidos, fitando o Atlântico e saudando abstratamente o infinito.” Álvaro de Campos, 1917.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193