Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: AS PRAÇAS DE GRAVATÁ



O tempo passou, Gravatá cresceu... E se desfigurou... Em todos os sentidos. Infelizmente!

Lembro bem do tempo em que o clima de montanha não era a única referência que se tinha de Gravatá. As nossas praças também eram muito conhecidas pelos turistas, pois além de lindas, eram muito bem cuidadas. As nossas praças tinham desenhos arquitetônicos charmosos e atraiam a atenção de todos, pois eram realmente lindas. 

Saudades temos das nossas praças de outrora, as quais serviam de ponto de encontro dos amigos e da juventude do meu tempo. Quem não se lembra das tardes de carnaval na Praça da Matriz? Era lindo ver as crianças brincando o carnaval naquelas tardes ensolaradas. E quando vinha a noite, o Frevo ecoava e os foliões se esparramavam desde a praça até a antiga Sorveteria Alvorada. Oficialmente chamada de Praça José Justino Carreiro de Miranda, Fundador de Gravatá, a Praça da Matriz serviu de cenário para grandes manifestações cívicas e culturais da nossa cidade. 



Também lembro dos concertos protagonizados pela Banda Musical XV de Novembro na Praça 10, sempre no início da noite. A praça ERA linda, pois além de um desenho bem arrojado para a época, tinha um aquário com peixes ornamentais e um vaso gigante ao centro desse aquário, onde de forma imponente havia um “Pé de Gravatá.” Nem sei se ainda está por lá. 

O tempo passou, Gravatá cresceu... E se desfigurou... Em todos os sentidos. Infelizmente!

E as praças? O que aconteceu com as nossas praças? 

Hoje, tudo virou cinzas de um passado onde Gravatá tinha romantismo, candura e principalmente respeito aos nossos patrimônios públicos. As praças de Gravatá viraram ambientes escuros e desertos, onde os usuários de drogas encontraram o cenário ideal para se aglomerarem; afugentando as famílias das nossas praças. Isso tudo, tendo como agravante os desenhos desfigurados, que nada dizem ou traduzem, nos quais as praças se apresentam hoje. 



Queremos as nossas praças de volta!  Queremos a valorização da nossa cultura, dos nossos costumes, da nossa gente.  Não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso e os nossos patrimônios têm que ser preservados. Roguemos, pois, que os mandatários que serão eleitos nas eleições vindouras, olhem com carinho e respeito para a nossa cidade e tragam de volta tudo que ficou no passado: as praças, a Escada da Felicidade, a Festa de Reis e por aí vai.  

“Proclamo isso bem alto! Braços erguidos, fitando o Atlântico e saudando abstratamente o infinito.” Álvaro de Campos, 1917.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...