Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: A ALMA DE GRAVATÁ


É uma gente de valor, que não tem anel de doutor. Muitos não têm instrução, mas todos tem bondade, simplicidade, respeito e sabedoria. Mas vivem à margem de tudo. 

A nossa gente é o nosso maior tesouro. Somos uma gente valente, trabalhadora, acolhedora e... feliz? Cultivo em mim uma chama acessa que teima em arder cada vez mais forte, especialmente quando lembro da minha terra e especialmente quando me lembro daquelas pessoas humildes, distantes dos centros das atenções, mas com corações gigantes e que estão sempre de braços abertos para nos acolher. São os “esquecidos.”

É uma gente de valor, que não tem anel de doutor. Muitos não têm instrução, mas todos tem bondade, simplicidade, respeito e sabedoria. Mas vivem à margem de tudo. 

Caminhando pelas ruas da periferia de Gravatá, o que se vê é muita tristeza no rosto dessas pessoas, além da pobreza. Falta perspectiva e elas estão muito longe dos holofotes dos mandarins gravataenses, trazendo a todos a uma situação de exclusão. 

Ver nossa gente nessa situação, há décadas, me dá pena. Os políticos que estão no poder e os políticos que almejam chegar lá, precisam voltar as suas atenções prioritárias para essa gente e para as periferias da nossa cidade. Um bom começo seria através de políticas de inclusão. 

A periferia de Gravatá concentra a maior parte de sua população, a qual cresce consideravelmente a cada ano, mas sem planejamento. Para se ter uma ideia, o Bairro Novo terminava no Alto do Quirino. Hoje, do outro lado do morro existe um outro bairro, de tamanho agigantado e igualmente pobre. Isso não pode continuar, pois além de vexatório, é injusto. 


Será preciso criar políticas públicas de investimento em qualidade de vida e isso não acontece sem saneamento básico, educação, saúde e trabalho. Parece uma repetição retórica, mas infelizmente é a realidade. Mudanças são necessárias e urgentemente!!!!

Roguemos que os novos eleitos para a Casa de Elias Torres (Câmara dos Vereadores), assim como o eleito para o Palácio Joaquim Didier (Prefeitura), comecem a olhar para a nossa gente sofrida com carinho e principalmente com respeito. Somos todos gravataenses e os nossos conterrâneos menos favorecidos precisam ter acesso aos serviços, para que possam viver com dignidade. E uma população saudável e instruída, trará benefícios incomensuráveis para Gravatá. 

Quem sabe após essas mudanças mais que necessárias, mas que por enquanto são apenas desejos e idílios, possamos caminhar pelas ruas da nossa periferia e possamos olhar para a nossa gente com alegria e orgulho. Afinal, ninguém vive sem uma alma. E a alma de Gravatá, sem dúvida é a sua gente... Gente de valor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...