Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: A ALMA DE GRAVATÁ


É uma gente de valor, que não tem anel de doutor. Muitos não têm instrução, mas todos tem bondade, simplicidade, respeito e sabedoria. Mas vivem à margem de tudo. 

A nossa gente é o nosso maior tesouro. Somos uma gente valente, trabalhadora, acolhedora e... feliz? Cultivo em mim uma chama acessa que teima em arder cada vez mais forte, especialmente quando lembro da minha terra e especialmente quando me lembro daquelas pessoas humildes, distantes dos centros das atenções, mas com corações gigantes e que estão sempre de braços abertos para nos acolher. São os “esquecidos.”

É uma gente de valor, que não tem anel de doutor. Muitos não têm instrução, mas todos tem bondade, simplicidade, respeito e sabedoria. Mas vivem à margem de tudo. 

Caminhando pelas ruas da periferia de Gravatá, o que se vê é muita tristeza no rosto dessas pessoas, além da pobreza. Falta perspectiva e elas estão muito longe dos holofotes dos mandarins gravataenses, trazendo a todos a uma situação de exclusão. 

Ver nossa gente nessa situação, há décadas, me dá pena. Os políticos que estão no poder e os políticos que almejam chegar lá, precisam voltar as suas atenções prioritárias para essa gente e para as periferias da nossa cidade. Um bom começo seria através de políticas de inclusão. 

A periferia de Gravatá concentra a maior parte de sua população, a qual cresce consideravelmente a cada ano, mas sem planejamento. Para se ter uma ideia, o Bairro Novo terminava no Alto do Quirino. Hoje, do outro lado do morro existe um outro bairro, de tamanho agigantado e igualmente pobre. Isso não pode continuar, pois além de vexatório, é injusto. 


Será preciso criar políticas públicas de investimento em qualidade de vida e isso não acontece sem saneamento básico, educação, saúde e trabalho. Parece uma repetição retórica, mas infelizmente é a realidade. Mudanças são necessárias e urgentemente!!!!

Roguemos que os novos eleitos para a Casa de Elias Torres (Câmara dos Vereadores), assim como o eleito para o Palácio Joaquim Didier (Prefeitura), comecem a olhar para a nossa gente sofrida com carinho e principalmente com respeito. Somos todos gravataenses e os nossos conterrâneos menos favorecidos precisam ter acesso aos serviços, para que possam viver com dignidade. E uma população saudável e instruída, trará benefícios incomensuráveis para Gravatá. 

Quem sabe após essas mudanças mais que necessárias, mas que por enquanto são apenas desejos e idílios, possamos caminhar pelas ruas da nossa periferia e possamos olhar para a nossa gente com alegria e orgulho. Afinal, ninguém vive sem uma alma. E a alma de Gravatá, sem dúvida é a sua gente... Gente de valor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...