Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: A ALMA DE GRAVATÁ


É uma gente de valor, que não tem anel de doutor. Muitos não têm instrução, mas todos tem bondade, simplicidade, respeito e sabedoria. Mas vivem à margem de tudo. 

A nossa gente é o nosso maior tesouro. Somos uma gente valente, trabalhadora, acolhedora e... feliz? Cultivo em mim uma chama acessa que teima em arder cada vez mais forte, especialmente quando lembro da minha terra e especialmente quando me lembro daquelas pessoas humildes, distantes dos centros das atenções, mas com corações gigantes e que estão sempre de braços abertos para nos acolher. São os “esquecidos.”

É uma gente de valor, que não tem anel de doutor. Muitos não têm instrução, mas todos tem bondade, simplicidade, respeito e sabedoria. Mas vivem à margem de tudo. 

Caminhando pelas ruas da periferia de Gravatá, o que se vê é muita tristeza no rosto dessas pessoas, além da pobreza. Falta perspectiva e elas estão muito longe dos holofotes dos mandarins gravataenses, trazendo a todos a uma situação de exclusão. 

Ver nossa gente nessa situação, há décadas, me dá pena. Os políticos que estão no poder e os políticos que almejam chegar lá, precisam voltar as suas atenções prioritárias para essa gente e para as periferias da nossa cidade. Um bom começo seria através de políticas de inclusão. 

A periferia de Gravatá concentra a maior parte de sua população, a qual cresce consideravelmente a cada ano, mas sem planejamento. Para se ter uma ideia, o Bairro Novo terminava no Alto do Quirino. Hoje, do outro lado do morro existe um outro bairro, de tamanho agigantado e igualmente pobre. Isso não pode continuar, pois além de vexatório, é injusto. 


Será preciso criar políticas públicas de investimento em qualidade de vida e isso não acontece sem saneamento básico, educação, saúde e trabalho. Parece uma repetição retórica, mas infelizmente é a realidade. Mudanças são necessárias e urgentemente!!!!

Roguemos que os novos eleitos para a Casa de Elias Torres (Câmara dos Vereadores), assim como o eleito para o Palácio Joaquim Didier (Prefeitura), comecem a olhar para a nossa gente sofrida com carinho e principalmente com respeito. Somos todos gravataenses e os nossos conterrâneos menos favorecidos precisam ter acesso aos serviços, para que possam viver com dignidade. E uma população saudável e instruída, trará benefícios incomensuráveis para Gravatá. 

Quem sabe após essas mudanças mais que necessárias, mas que por enquanto são apenas desejos e idílios, possamos caminhar pelas ruas da nossa periferia e possamos olhar para a nossa gente com alegria e orgulho. Afinal, ninguém vive sem uma alma. E a alma de Gravatá, sem dúvida é a sua gente... Gente de valor!

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Grupamento de Bombeiros do 1º GB realizou Treinamento Integrado de Resgate em Gravatá

Postado em 29 de maio de 2024 Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde O Grupamento de Bombeiros do 1° GB organizou uma iniciativa importante, reunindo diversas entidades para uma aula teórica seguida de treinamento integrado e prático. A instrução de resgate em Áreas Inundadas e Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aconteceu segunda-feira (27) no quartel dos bombeiros de Gravatá. Participaram da atividade a Defesa Civil, o Samu, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde. Este treinamento é o primeiro passo para a realização de ações práticas que envolvem instituições da linha de frente em cenários de desastres, promovendo a cooperação e aprimoramento das técnicas de resgate e resposta a emergências. Reportagem: Mathilde Souza com colaboração da Defesa Civil Fotos: cortesia da Defesa Civil