Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

COLUNA DO ROD SILVA: 20 ANOS SEM O POETA DO CRAVO BRANCO.



Era início de Janeiro de 2000. O Bar Acalanto estava lotado e eu estava assistindo à apresentação do Maurício Meneses, quando ele começou a cantar uma canção antiga chamada “Verônica.” 

Fiquei muito feliz e falei para ele que aquela canção havia feito  parte da minha infância. Maurício então, me informou que o seu xará Maurício Reis iria se apresentar ao lado da praça da matriz em alguns minutos. Imediatamente saí do bar acalanto e me posicionei em frente ao palco montado bem em frente à antiga sorveteria alvorada. Chovia muito!!!

Em meio à chuva, foi anunciado: “Maurício Reis, o poeta do cravo branco!” De repente, um homem todo de branco subiu ao palco tendo ao paletó, um cravo branco. Era como se uma entidade se fizesse presente. O público começou a aplaudir. Ele pegou o microfone e começou a cantar com sua voz maravilhosa, a qual o consagrou como uma das mais belas do cancioneiro brasileiro. Eu estava ensopado pela chuva, mas maravilhado por estar diante de um dos melhores cantores do Brasil, o nosso Maurício Reis, o qual eu já escutava desde criança. 

Acabei por comprar um CD do Maurício Reis e o tenho até hoje. Meses depois àquela data, já de volta ao Rio de Janeiro, fui informado pela minha irmã do falecimento dele no dia 22 de Julho de 2000. Duas décadas já se passaram desde aquele acidente fatídico…

Não julgo oportuno lembrar a morte dele com uma tratativa triste. Prefiro celebrar a sua vida, o seu legado, a sua obra e o seu amor pela terra que o adotou; Gravatá. Celebro aqui, com muito orgulho, respeito e admiração, o brilho e a competência que Maurício Reis nos presenteou por muitos anos, assim como o que ele sempre soube fazer: CANTAR!!!!

O Poeta do cravo branco sempre foi uma unanimidade para os amantes da boa voz e da boa música. Embora muitos o considerarem como um cantor de brega e dor de cotovelo, a verdade é que o timbre da voz de Maurício Reis é inigualável e ele podia cantar desde o brega até ópera, se assim o quisesse, uma vez que ele tinha timbre de tenor. Simplesmente uma extensão vocal inconfundível. 

Além de todas essas qualidades artísticas, Maurício Reis possuía uma simplicidade singular. Ele costumava se apresentar em qualquer palco; desde programas de auditório, onde ele ganhou o concurso do Programa Raul Gil na TV Tupi, até picadeiros de circo. Era um artista que estava onde o público estivesse. Por isso que ele sempre foi essa unanimidade e habitava qualquer ambiente. Artista como Maurício Reis, na conjuntura atual, é uma raridade. Outro igual, jamais!

Portanto, enquanto existir uma radiola de ficha e um boêmio em um canto isolado de um botequim, certamente a voz de Maurício Reis estará sempre ecoando no ambiente para aquecer os corações solitários dos notívagos de plantão. 
“Verônica!.......”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...