Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Covid-19: Portal da Transparência lança painel interativo sobre despesas estaduais



O Portal da Transparência do Governo de Pernambuco lançou mais uma ferramenta que facilita a busca por informações sobre os gastos públicos relacionados ao combate ao novo corona vírus. O novo painel traz todos os dados referentes aos empenhos realizados pela administração estadual nos meses de março e abril, como as contratações destinadas ao fornecimento e locação de bens, prestação de serviços e execução de obras. São iniciativas que vão desde a reforma de hospitais, compra de suprimentos e equipamentos de diversas naturezas – como respiradores, macas e EPIs –, investimentos em laboratórios para testes e análises e até mesmo material de construção para obras realizadas em unidades de saúde.

De acordo com a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, com a elaboração do painel o governo segue alinhado às boas práticas de transparência disseminadas e recomendadas por órgãos de controle externo e organizações não governamentais internacionais que atuam no tema. “Essa nova ferramenta veio para facilitar o acesso da sociedade às informações, agora de uma maneira mais intuitiva, com filtros que possibilitam a busca por diversos dados. Dessa forma é possível realizar um efetivo controle dos gastos realizados pelos órgãos e entidades”, explicou.

De acordo com ela, a expectativa é que o painel seja atualizado diariamente, com as informações extraídas do e-Fisco, que é o sistema orçamentário e financeiro do Estado. “Vale ressaltar que os valores descritos no portal são constantemente revisados, assim como o enquadramento contábil é ajustado regularmente. Isso garante a ordenação e a transparência das informações”, avaliou.

Além de Pernambuco, apenas os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Paraíba e Santa Catarina disponibilizam informações estruturadas de forma sumarizada sobre as despesas relacionadas à covid-19 com informações de empenho.
A atual versão da ferramenta está sendo aprimorada pelas equipes das diretorias da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE) e de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI). A proposta é que nas próximas semanas seja possível disponibilizar os gastos a partir da liquidação (dados dos equipamentos que já foram recebidos e dos serviços que já foram prestados), além de viabilizar formas de vincular os empenhos às informações contratuais disponibilizadas em outra área do site.

Transparência - Desde o final do mês de março, o Portal da Transparência disponibiliza informações atualizadas sobre a covid-19 no Estado. Além dos normativos legais, na área “Fiscalização e Controle” também podem ser consultados os links para as páginas criadas pelas secretarias de Saúde (SES) e de Planejamento e Gestão (Seplag), assim como da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com dados sobre a evolução da Covid-19 (Pernambuco, Brasil e mundo), atualizações epidemiológicas e orientações sobre as contratações e compras emergenciais relacionadas à pandemia.

O resultado desse trabalho realizado pela administração estadual fez com que Pernambuco conquistasse o primeiro lugar como o estado mais transparente nas ações de combate ao coronavírus, de acordo com pesquisa da ONG Open Knowledge Internacional (OKBR). Por quatro semanas consecutivas, ocupa o primeiro lugar na divulgação das informações sobre a pandemia, alcançando o índice considerado “alto”, o maior da escala.

Serviço:
Painel Covid-19

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes neu

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A alma indomá