Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SOBE PARA 11 NÚMERO DE MORTES CONFIRMADAS POR ARBOVIROSES EM PERNAMBUCO

Fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus 
Foto: Pixabay/Divulgação. 
Mais uma morte por dengue foi confirmada em Pernambuco e foi para 11 o total de vítimas de arboviroses no estado, segundo dados da Secretaria de Saúde divulgados nesta quarta-feria (27). O boletim apontou, também, um crescimento de 160,5% no total de casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya, em comparação com 2018.

Vítima tinha 10 anos e morava em Paulista. Em 2019, estado registrou 69.883 de pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya, aumento de 160,5%.

A 11ª vítima foi uma menina de 10 anos, moradora de Paulista, no Grande Recife. A morte ocorreu em julho, mas a confirmação de que ela teve dengue saiu apenas no boletim desta quarta. No boletim anterior, eram nove mortes por dengue e uma por chikungunya confirmadas no estado.

A Secretaria de Saúde do Paulista informou que a menina foi atendida em três unidades de saúde da rede estadual, mas não resistiu. Ela deu entrada com sintomas de febre, manchas pelo corpo e dores abdominais. O município realizou investigação no local em que a vítima morava e orientou família e vizinhos.

Ao todo, foram notificadas 115 mortes por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no estado em 2019, sendo que 62 delas foram descartadas. No mesmo período de 2018, eram 75 notificações de mortes suspeitas.
Notificações de arboviroses em Pernambuco

2018

2019

%
Dengue 22.161 58.251 162,9%
Chikungunya 3.293 7.964 141,8%
Zika 1.369 3.668 167,9%
Total 26.823 69.883 160,5%

Até o dia 23 de novembro, foram registrados 58.251 casos suspeitos de dengue pelo governo estadual. Desse total, 18.549 foram confirmados. Em 2018, foram 22.161 casos suspeitos no mesmo espaço de tempo.
Quanto aos casos suspeitos de chikungunya, foram registradas 7.964 notificações ao longo deste ano. Desses casos, 842 foram confirmados. No ano anterior, foram notificados 3.293 casos.

Em relação aos casos de zika, 3.668 pacientes foram notificados, com 108 confirmações. No mesmo período do ano passado, foram 1.369 notificações.
O primeiro óbito por arbovirose registrado em 2019 foi o de uma adolescente de 12 anos, moradora do bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, que morreu de dengue. Em julho, a prefeitura do Recife informou que ela estava internada em um hospital particular e faleceu no dia 28 de abril. 


G1 PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...