Foto: Clemente Coelho Júnior/Divulgação
Caranguejos ficam em meio a óleo em manguezais afetados pelo desastre ambiental no litoral nordestino. O óleo que atingiu praias do Nordeste preocupa ambientalistas e estudiosos, pois invadiu estuários de rios e manguezais em Pernambuco. Um dos locais afetados é o Rio Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, onde um pesquisador fez imagens do impacto na área, um berçário natural rico em biodiversidade.
As imagens mostram que o óleo invadiu a casa dos caranguejos, uma área de transição onde a água salgada do mar se mistura à água doce do rio. Com isso, estes passaram a encontrar, em vez de alimento, material tóxico.
Desde setembro, também foram afetados o Rio Persinunga e Rio Una (São José da Coroa Grande), Rio Maracaípe (Ipojuca), Rio Massangana (Cabo de Santo Agostinho), Rio Sirinhaém (Sirinhaém), Porto do Recife (Recife), Rio Paratibe (Paulista), Rio Doce (Olinda) e o Rio Jaguaribe e Canal de Santa Cruz (Ilha de Itamaracá).
As imagens dos caranguejos entre as raízes cobertas por óleo foram feitas pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho Júnior. Segundo o pesquisador, o impacto no mangue é inestimável.
"Essas raízes são extremamente importantes para a árvore, são raízes respiratórias. Uma vez que são recobertas por óleo, ocorre o sufocamento dessas raízes, consequentemente prejudicando a árvore. Não existe protocolo, no mundo, de limpeza de óleo no mangue", disse o pesquisador.
Comentários
Postar um comentário