Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

MULHER TEM VEZ OU TEM VAGA?

Por Nayara Sousa.Fonte: Magno Martins.
Com a proximidade das eleições municipais, a pauta sobre a cota obrigatória nos partidos, de participação de mulheres nas eleições, tem divergido entre a bancada feminina. Duas propostas em tramitação têm gerado acaloradas discussões. Os projetos de lei PL 2996/2019 e PL 4130/2019 mantêm a previsão de no máximo 70% de candidaturas para homens, mas permitem que as vagas restantes, se não forem preenchidas com candidatos de sexo diverso, fiquem vazias.

As propostas estabelecem ainda que os partidos políticos, em cada esfera, destinem às campanhas eleitorais recursos do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha de forma proporcional ao percentual efetivo de candidaturas de cada sexo. As propostas são de autoria da deputada Renata Abreu (PODEMOS-SP).
Segundo a autora, na atualidade, se os partidos não preencherem as cotas femininas, são obrigados a tirar um homem, o que estimula uma verdadeira “briga entre os sexos” e candidaturas de “laranjas”. O projeto prevê que se não preencher, a vaga fique vazia.
A maioria das deputadas não concordam com os projetos. Em geral, acredita-se que os partidos não serão penalizados se não houver candidaturas femininas. Uma possível flexibilização poderá estimular a perca do espaço de mulheres na política, lembrando que o país até em uma recente história, não possibilitava nem o direito ao voto às mulheres.
Segundo a coordenadora da Bancada Feminina, a deputada Professora Dorinha Seabra (DEM –TO), mais que garantir cotas, deve-se garantir vagas para as mulheres nos Parlamentos, federal, estaduais e municipais, como preconiza a PEC 134/2015.
Para o presidente do PSL, o deputado federal Luciano Bivar, as cotas devem acabar. O deputado defende o fim dessa porcentagem e justifica que isso deve ocorrer para evitar irregularidades nas próximas eleições. O mesmo afirma que no geral, as mulheres não querem ser candidatas e isso obriga os partidos a cometerem irregularidades com candidaturas de fachadas. Luciano Bivar é investigado por causa de denúncias de candidaturas “laranjas” do PSL.
É importante destacarmos que as cotas de fato não garantem a inclusão de mulheres na política. Garantir a igualdade de gênero nos Parlamentos deverá ir além de uma porcentagem. E essa igualdade a priori, passa por garantir uma justa distribuição do Fundo Partidário, para que ambos os sexos façam suas campanhas eleitorais sem diferenciação e conquistem os espaços por meritocracia. O que hoje ainda não acontece!


*Enfermeira, pedagoga e professora universitária

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...