Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

FUNASE GANHA 52 NOVOS AGENTES SOCIOEDUCATIVOS.

Foto: Divulgação/Funase. DP
Unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situadas em três regiões de Pernambuco passarão a contar, ainda neste mês, com 52 novos agentes socioeducativos. Os profissionais começaram, nesta semana, um processo de capacitação introdutória com 80 horas/aula e, após essa fase, que tem término previsto para o dia 18 de outubro, já poderão começar a trabalhar. A contratação de parte desse grupo foi formalizada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado.

O maior número de profissionais, composto por 28 agentes socioeducativos, atuará em Caruaru, no Agreste do Estado, onde a Funase tem três unidades – o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), o Centro de Internação Provisória (Cenip) e a Casa de Semiliberdade (Casem). Desde a última segunda-feira (7), uma equipe da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas, ligada à Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação (Suted) da Funase, está responsável pela capacitação dos agentes.

Já no Recife, 24 novos servidores estão sendo treinados. Nesse grupo, haverá profissionais lotados na Região Metropolitana, onde a Funase tem o maior número de instalações, e em duas unidades de internação da Zona da Mata do Estado – o Case Timbaúba e o Case Vitória de Santo Antão. Tanto no Grande Recife como no Interior, a capacitação dos agentes socioeducativos está ocorrendo com certificação do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe).

Entre 2015 e 2018, 1.698 profissionais foram contratados, boa parte deles, por meio de uma seleção simplificada que ofertou 496 vagas na Região Metropolitana do Recife. Em 2019, já foram feitas várias convocações dessa e de outras seleções simplificadas.

“O agente socioeducativo, que trabalha diretamente em contato com os adolescentes atendidos, tem uma função muito importante, sobretudo no que diz respeito a seu papel pedagógico. Essas contratações são essenciais para manter o equilíbrio dentro do sistema socioeducativo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.

Conforme a presidente da Funase, Nadja Alencar, o investimento em pessoal é importante para manter o número de agentes socioeducativos em conformidade com a proporção definida pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Além de nos preocuparmos com um bom quantitativo, também temos apostado em capacitação. No ano passado, tivemos um marco: um curso de 80 horas, pelo Cefospe, para cerca de 500 novos agentes contratados para a Região Metropolitana. Essa formação em uma escola corporativa tem se mantido neste ano e temos visto bons resultados dentro das unidades socioeducativas”, declara.

A capacitação introdutória para novos agentes aborda temas como Desenvolvimento Comportamental, Fundamentos Legais da Socioeducação, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais, Inteligência, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros, Procedimentos Correcionais, Defesa Pessoal, além do Projeto Político-Pedagógico da Funase.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...