Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CÂNCER OCULAR EXIGE ATENÇÃO.

Cecília Cavalcanti é especialista em oncologia ocular e integra equipe do Hope, um dos poucos hospitais do Nordeste a contar com profissionais capacitados para esse atendimento
Luiz Pessoa/JC360.
Exposição aos raios solares é fator de risco. Doença pode ser originada em tumores de mama, nas mulheres, e de pulmão, nos homens.

Apesar de o câncer de mama ser o de maior incidência entre as brasileiras, a campanha Outubro Rosa se consagrou entre as mulheres e alerta cada vez mais para a importância da prevenção. Mas a atenção precisa estar igualmente voltada para outros órgãos que podem ser afetados, como os olhos. O câncer ocular pode se desenvolver a partir de vários fatores - e um dos principais é a metástase do câncer de mama. Hoje, no Dia Mundial da Visão, o alerta se volta, também, para essa doença, que pode levar o paciente à perda da capacidade de enxergar.

Raro e pouco conhecido entre a população, esse tipo de câncer pode trazer danos irreversíveis caso não seja diagnosticado e tratado da forma devida. Ele se manifesta de duas formas: por meio de tumores primários, ou seja, que nascem no próprio olho e se desenvolvem na conjuntiva, retina, nervo óptico, córnea ou, ainda, na pálpebra e no canal lacrimal. Já os secundários se fixam no olho e são metástases do câncer de mama, entre as mulheres, ou do câncer do pulmão, entre os homens. A alta incidência de raios solares também é um fator de risco, o que faz com que o Nordeste se destaque entre as regiões que mais registram casos da doença, segundo o International Journal of Cancer.

“Os sintomas variam de acordo com a localização da lesão. Tumores palpebrais muitas vezes podem ser percebidos pelos próprios pacientes. Tumores da conjuntiva podem ser percebidos pelo paciente ou em consulta oftalmológica de rotina e, geralmente, vêm acompanhados de irritação ocular”, explica a médica do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) Cecília Cavalcanti, especialista em oncologia ocular. “Os tumores intraoculares, como as metástases e o melanoma uveal, só são diagnosticados ao exame oftalmológico, seja de rotina ou por apresentar queixas como moscas volantes ou baixa acuidade visual”, continua a médica.

Tumores menores e diagnosticados precocemente têm mais chance de cura. “No entanto, se o tumor atingir a retina e a coróide, pode levar à baixa visual irreversível, principalmente se acometer a região central da visão”, ressalta a médica. Ela detalha que o tumor maligno, tanto de pálpebras e conjuntiva, como o uveal (íris, corpo ciliar e coróide), se comporta de uma forma diferente e pode ter metástases, principalmente para o fígado e, em segundo lugar, para o pulmão. “Nesses casos, eles têm uma alta taxa de mortalidade”, aponta Cecília.

A maioria dos cânceres da superfície ocular tem grande relação com exposição aos raios ultravioleta. “No entanto, existem outro fatores de risco, como exposição à radiação ionizante, imunossupressão, contato com vírus HPV, além de algumas doenças que podem predispor o surgimento de tumores, como o albinismo”, pontua Cecília Cavalcanti. “Além disso, para tumores intraoculares, como o melanoma, e os tumores de superfície, também há a tendência de se desenvolver mais em pessoas de pele clara e em pessoas mais velhas”, esclarece a médica, destacando que, no entanto, cada vez mais pacientes jovens também estão sendo diagnosticados.

O tratamento depende da localização da lesão. Tumores de superfície podem ser retirados cirurgicamente e, em algumas ocasiões, quando são infiltrativos, podem necessitar de radiação. “Ou até uma cirurgia infelizmente mais mutilante, como enucleação ou exenteração. Já com relação às metástases, geralmente aguardamos resultados com o tratamento quimioterápico sistêmico.” Pelo fato desse câncer ser raro, a especialidade de oncologia ocular não é facilmente encontrada. “O Hope está preparado para esse atendimento, pois conta com vários desses profissionais. É uma especialidade que abrange a oftalmologia como um todo, pois interage com todas as outras.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...