Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CAMPANHA NACIONAL CONTRA SARAMPO COMEÇOU ONTEM (07)

Dose zero deve ser aplicada entre 6 e 11 meses, além das outras obrigatórias
Marcelo Camargo/Agência Brasil.Fonte: R7
Foco são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, faixa etária com maior incidência e número de mortes; só em SP são mais de 6 mil casos e 9 mortes.  

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta última  segunda-feira (7). Serão cinco fases. Nesta primeira, que vai até o dia 25, o foco são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, faixa etária com maior incidência da doença e número de mortes. O "Dia D" está previsto para dia 19.
Já a segunda etapa será realizada de 18 e 30 de novembro, com enfoque em jovens de 20 a 29 anos, faixa etária mais infectada. O "Dia D" está previsto para 30 de novembro.

As outras três fases ocorrerão no próximo ano e serão complementares a essas duas fases, dedicadas às faixas etárias de 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 e 59 anos.
O país registrou 5.404 casos confirmados e mais de 22 mil suspeitos de sarampo e seis mortes em decorrência da doença nos últimos 90 dias, sendo quatro óbitos de bebês menores de 1 ano e dois de adultos (mulher de 31 anos e homem de 42). Cinco ocorreram em São Paulo e um em Pernambuco, segundo o Ministério da Saúde.

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo na quinta-feira (3) mostram 6.387 casos confirmados e 9 mortes, números superiores aos anunciados pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (4), portanto mais atualizados. 

Segundo a pasta, com exceção de um caso importado da Espanha, todos os demais registrados em 19 Estados brasileiros têm relação com casos do Estado de São Paulo, que concentra em 173 cidades 97% das ocorrências no país.
O vírus do sarampo circula no momento em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Sergipe.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina contra o sarampo deve ser administrada em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses de idade. No entanto, em casos de surto da doença, como ocorre no momento no país, a OMS (Organizaçã Mundial da Saúde) preconiza a chamada "dose zero", que deve ser aplicada entre os 6 e 11 meses de vida e não exclui a primeira e segunda doses.
A prioridade no período da campanha é imunizar crianças, no entanto adultos até 49 anos também podem ser imunizados nos postos de saúde.                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...