Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

A UM MÊS DO ENEM, PROFESSORES RECOMENDAM REVISÃO E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Pedro Soares espera bom resultado, mesmo com possível mudança no exame.  
Faltando exatamente um mês para o primeiro domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores recomendam que os candidatos foquem em revisão dos conteúdos e resolução de exercícios. A expectativa dos estudantes é que a edição deste ano do exame seja mais conteudista, ou seja, menos interdisciplinar e interpretativa e mais semelhante aos antigos vestibulares e valorizando conteúdos específicos.

O coordenador pedagógico do Colégio Dom, de Olinda, Genildo Junior, recomenda que os alunos busquem o equilíbrio entre momentos de revisão e descanso. Uma alimentação balanceada e um ambiente tranquilo e propício para a concentração do estudante são fundamentais, especialmente nesta reta final. “O tempo deve ser otimizado. A esta altura do ano letivo, a maioria dos professores já encerraram os conteúdos das disciplinas. É hora de revisar”, diz.

Estudantes de ensino médio acreditam que a prova deve perder um pouco a característica de contextualização, preferindo cobrar conceitos “crus”. Candidato a uma vaga em relações internacionais, o estudante do Colégio Motivo, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, Pedro Soares, 17 anos, espera um bom resultado, mesmo com a possível mudança. “Durante o mês de outubro, vou revisar os conteúdos e resolver a maior quantidade de exercícios e provas anteriores que eu puder, corrigindo os erros e observando os acertos”, conta.

O professor de geografia Anderson Leineker acredita que provas de edições passadas do Enem continuam sendo um bom referencial para os candidatos. “Os alunos podem até sentir o choque da mudança, mas não deve ser uma prova difícil. Nesta reta final, as minhas dicas são resolver muitas questões, organizar o tempo e criar um padrão de estudo.”

Buscando uma vaga no curso de engenharia elétrica, a estudante de terceiro ano do ensino médio Maria Carolina Oliveira, 17, contou que tem priorizado a revisão de conteúdos por meio da resolução de questões em simulados. "Tenho me preparado mais para estar apta a resolver as provas de acordo com o tempo do Enem. Por causa da TRI, é preciso ter atenção e saber responder primeiro as questões mais fáceis”, afirma.

A maneira como o fera responde aos quatro cadernos do Enem pode fazer a diferença no resultado final, já que o sistema de avaliação divide a prova em diferentes graus de dificuldade e identifica os chutes. Utilizada pelo Ministério da Educação desde 1995, a Teoria da Resposta ao It e m (TRI) também é aplicada em todos os países que participam do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Baseada em um modelo matemático, a teoria classifica as questões em fáceis, medianas e difíceis. Para avaliar se as respostas estão coerentes com o desempenho no restante da prova, a TRI usa três critérios. Entre esses parâmetros estão a discriminação, que verifica se o participante domina ou não o assunto da questão; o grau de dificuldade, que permite avaliar os estudantes em diferentes níveis de conhecimento; e a possibilidade de acerto ao acaso. É esperado que o estudante acerte uma maior quantidade de itens fáceis, seguidos de medianos e difíceis. Caso contrário, a TRI considera que houve “chute”, e a nota final será menor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...