Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

TREMOR DE TERRA É SENTIDO EM CIDADE MINEIRA: 'VIBROU TUDO. FOI UM SUSTO'

Foto: UNB / Divulgação. Fonte: DP.
Moradores de Senhora do Remédio, na Região da Zona da Mata Mineira, ainda tentam entender os motivos que fizeram a terra tremer na cidade. O sismo, de 2.2 na escala Richter, foi sentido na noite dessa quinta-feira e assustou várias famílias. Algumas pessoas relatam que chegaram a ouvir um estrondo e clarões enquanto a terra se mexia. Não há registros de danos estruturais em imóveis e de feridos. Ao menos outros dois tremores de terra foram sentidos em Minas Gerais neste ano.

O tremor de terra foi sentido na noite de quinta-feira. O distrito de Japão foi o local onde o tremor foi mais forte. Uma moradora, de 19 anos, que preferiu o anonimato, conta que a terra tremeu rapidamente, mas que assustou a todos. “Aqui está muito quente e tenho mania de deitar no chão que fica geladinho. Quando estava deitada, escutei um barulho enorme e que estar dentro do meu carro. Como perto da casa o meu tio tem máquina retroescavadeira e caminhão, achei que era. Mas, depois, todo mundo começou a falar nas redes sociais”, contou.
A secretária afirma que depois de saber que se tratava de um tremor de terra, o medo aumentou. “Assusta muito, dá uma coisa no estômago. Fiquei com muito medo. A parede vibrou bastante, assim com as janelas. Mas, foi muito rápido”, disse.

Outra moradora do distrito, uma comerciante, que também preferiu não se identificar, contou que estava em Senhora do Remédio, na academia, quando o tremor aconteceu. “Quando terminou o treino, uma colega recebeu uma mensagem da mãe relatando que as janelas e portas balançaram. Nós não sentimos e achamos graça. Mas, depois, todo mundo da cidade estava comentando”, contou.

A comerciante, que também mora em Japão, disse que várias pessoas do distrito estão assustadas. “O pessoal relatou que deu um estalo forte e que vibrou bastante. Alguns relataram que teve uma claridade. Não se fala mais em outra coisa. Temos um grupo nas redes sociais que não para de chegar mensagens”, contou.

Registro sismológico

O tremor de terra em Senhora do Remédio foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB). O sismo foi de  2.2 na escala Richter, o que é considerado fraco. Ele foi detectado por 10 estações.

Outros casos

Ao menos outros dois tremores de terra foram registrados em Minas Gerais neste ano. Em 20 de maio, moradores de cidades do Sul de Minas Gerais e do interior de São Paulo foram surpreendidos por um sismo. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB), o epicentro foi em Delfinópolis, no interior do estado. O tremor foi de 3.9 na Escala Richter. As causas ainda não foram identificadas.

Em janeiro, o tremor provocou danos. A terra tremeu em Bonito de Minas, no Norte de Minas, em 21 de janeiro. Moradores ficaram mais amedrontados em localidades rurais do município, onde o impacto do abalo sísmico foi mais forte. Em uma fazenda, o tremor derrubou a cobertura de uma casa de curral, mas sem deixar vítimas ou ferir os animais, segundo o dono da propriedade. De acordo com os registros do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi de 2,59 na Escala Richter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...