Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PERNAMBUCO VAI PRECISAR DE 300 MIL PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA INDÚSTRIA EM 5 ANOS, DIZ ESTUDOS.

Fonte: G1.
Levantamento feito pelo Senai mostra que pessoas já empregadas vão precisar de aperfeiçoamento para se manter na área.

 Pesquisa do Senai aponta necessidade de preencher 300 mil vagas na indústria em cinco anos. Entre 2019 e 2023, Pernambuco vai precisar de cerca de 300 mil profissionais qualificados para trabalhar nas indústrias. Esse é o resultado do Mapa do Trabalho Industrial, levantamento elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que também mostra a necessidade de qualificar pessoas para trabalharem na área nos cinco anos em questão.

A previsão, em sua maior parte, inclui o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados. Em seguida, estão os que precisam de formação para entrar no mercado de trabalho.
“A pesquisa mostra que essas vagas estão em cinco setores em potencial: metal-mecânica, logística e transporte, eletroeletrônica, energias renováveis e construção civil”, afirma a gerente de educação do Senai, Carla Abigail. 

 Alunos do curso de logística buscam qualificação para ingressar no mercado de trabalho — Foto: Reprodução/TV Globo
Para um técnico em logística, os salários variam entre R$ 1,2 mil e R$ 1,8 mil mensais, segundo a diretora do curso de logística da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. "Temos 150 alunos na modalidade integral e 120 na modalidade subsequente", diz.

"A maioria dos alunos [formados na escola] consegue se enquadrar no mercado de trabalho. É uma realidade que vem melhorando", afirma Mônica.
O levantamento aponta que os cursos de aperfeiçoamento e de qualificação estão entre os mais demandados pelo mercado de trabalho por serem de rápida conclusão.

O Mapa do Trabalho Industrial é feito a partir estimativas de comportamento da economia brasileira e dos seus setores, além de projetar o impacto sobre o mercado de trabalho e estimar a demanda por formação profissional industrial, tanto inicial quanto continuada.

Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Educação e Esportes abriu inscrições para cursos técnicos nas áreas de administração, biblioteconomia, desenvolvimento de sistemas, design de interiores, logística, multimeios didáticos, secretaria escolar e segurança do trabalho. Segundo o edital, são 7.700 vagas na modalidade semi presencial e 48.660 a distância.

As oportunidades exigem ter o ensino médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet  até o dia 9 de outubro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.