Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CRESCE NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE SARAMPO EM PERNAMBUCO.

Dos 22 casos de sarampo em Pernambuco, 18 estão no Agreste. Foto: Bruna Costa/Esp. DP.
O número de casos de sarampo confirmados no estado de Pernambuco cresceu. Até a sexta-feira passada (20), foram registradas 22 ocorrências, ante 15 da contabilização feita no dia 18. No entanto, esses sete novos casos não são contaminações recentes. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são resultados liberados com atraso pela Fiocruz, laboratório responsável por atestar a doença. 

A cobertura vacinal contra o sarampo também aumentou, quando se compara o primeiro semestre de 2019 com o período de 1º de agosto a 24 de setembro. No primeiro espaço de tempo, foram aplicadas 190.228 doses. Já nos últimos 55 dias, houve a aplicação de 230.877 - um crescimento de 21%. O dado se refere à população geral, indo de bebês com seis meses de vida a adultos com 49 anos.

Os primeiros registros da doença em Pernambuco foram em um grupo de adolescentes que viajaram para Porto Seguro, na Bahia, no fim de junho. Mas a maioria dos casos, segundo a superintendente de imunização da SES, Ana Catarina de Melo, não estão correlacionados à essa excursão. 

“O momento que estamos, com casos de sarampo acontecendo em vários estados, favorece a transmissão. Temos aqui locais de grande circulação de pessoas, como o Polo de Confecções do Agreste. E a própria Organização Mundial da Saúde põe essa questão do movimento como fator de risco de transmissão”, justifica.

Melhor proteção contra a doença é a vacina tríplice viral. Foto: Leandro de Santana/Esp. DP
De fato, dos 22 casos confirmados, 19 deles são em municípios do Agreste. Taquaritinga do Norte reúne a maior parte, com 8 ocorrências - uma delas resultou na morte de um bebê de sete meses. Caruaru aparece em segundo lugar, com 6 registros. Por fim, as cidades de Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Bezerros e Toritama tiveram cada uma um caso. 

Por mês, Pernambuco recebe do Ministério da Saúde 110 mil doses. Mas foi aumentar os pedidos, por causa da demanda. “As ações de vacinação, principalmente as feitas no Agreste, região com mais casos, deram muito certo. Por lá, aumentamos 40% da quantidade de doses, enquanto no resto do estado o reforço foi de 20%. Com isso, conseguimos fazer uma barreira sanitária e evitar novas contaminações”, afirma Ana Catarina.

Dados concretos da cobertura vacinal em cada município, no entanto, ainda estão indisponíveis. “Só vamos conseguir saber de fato no final de outubro, quando cada cidade terminar de abastecer nossos sistemas de informação”, pondera.

A gestora do programa estadual de imunização antecipa duas campanhas de vacinação. A primeira, nacional, a partir do dia 7 de outubro, dedicada às crianças com mais de seis meses de vida e menos que 5 anos. A segunda será em novembro, para o público entre 20 e 29 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...