Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL É DESMATADA NA ILHA DE ITAMARACÁ.

Operação conjunta aponta que cerca de quatro hectares foram comprometidos. Área seria loteada ilegalmente para venda
Folha de Pernambuco.
Um trecho de 30 hectares da Área de Preservação Ambiental (Apa) de Santa Cruz foi invadido e estava sendo desmatado na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. Na última terça (3), após uma operação conjunta com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e as polícias Civil e Militar constataram que aproximadamente quatro hectares da área, o equivalente a cerca de cinco campos de futebol, foram comprometidos.

Informações preliminares indicam que o desmatamento estaria sendo feito com o intuito de lotear irregularmente a área para venda. A ação teria impactado também animais ameaçados de extinção. Cercas que estariam sendo utilizadas pelos invasores para delimitar a área descampada foram derrubadas durante a operação. A denúncia foi recebida pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura do município, no último domingo, através do canal Zap do Meio Ambiente.

Um relatório com dados do impacto ambiental causado pela invasão deverá ser entregue pela CPRH à Delegacia da Ilha de Itamaracá, responsável pela investigação dos crimes. Vídeos repassados através do Zap do Meio Ambiente devem ajudar, também, a identificação dos envolvidos.

A ação é enquadrada no Art. 38 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que caracteriza como crime a destruição de florestas de preservação permanente, com pena de 1 a 3 anos de reclusão. De acordo com o MPPE, há ainda três agravantes: o desmatamento com finalidade lucrativa, o impacto em espécies ameaçadas e a área se tratar de uma Apa.

“A prática é histórica na ilha, onde a apropriação ilegal tem refletido no crescimento desordenado do município, ameaçando a preservação de espécies da fauna e flora com risco de extinção e na formação de comunidades sem qualquer cobertura de saneamento básico”, salientou a promotora de Justiça Katarina Gouveia.

Preservação

A ausência de ações de enfrentamento e preservação da Ilha de Itamaracá, em gestões anteriores, seria responsável pela recorrência dos crimes, aponta o secretário de Meio Ambiente de Itamaracá, Clóvis Barreto. “Não houve combate das ocupações irregulares na área de proteção ambiental. Isso foi preponderante para atrair outros infratores”, disse.

“A Ilha de Itamaracá é um cartão postal importante para o Estado. Nós dispomos de espécies exóticas, nativas, inclusive da Mata Atlântica. É necessário intensificar o monitoramento e zelar por esse bem”, concluiu Barreto. No século 17, a área foi palco das disputas coloniais entre portugueses e holandeses.

Uma ação de reflorestamento será realizada por estudantes das redes públicas estadual e municipal na área afetada. Cerca de 800 mudas foram coletadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura. Segundo o Clóvis Barreto, a expectativa é de que, até o fim do próximo ano, 20 mil mudas sejam plantadas na ilha.

Desde que criou o canal Zap do Meio Ambiente, há 20 dias, a pasta recebeu outras seis denúncias, que deverão ser apuradas nas próximas semanas. Para denunciar, o morador ou turista pode entrar em contato através do número (81) 98161-7402.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...