Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA QUADRILHA DE FRAUDE À LICITAÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO.

Foto: Divulgação/PCPE.

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) cumpriu nove mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar na Mata Sul de Pernambuco nesta quarta-feira (7). As operações aconteceram de forma simultânea para combater uma organização criminosa envolvida com fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

A primeira operação, Carta Marcada, aconteceu no município de Gameleira, onde foram cumpridos nove mandados de prisão, sendo uma preventiva e oito temporárias, além de 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Criminal da Comarca da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, o líder da organização, Geraldo Gonçalves de Melo, articulava as fraudes licitatórias. Ele foi indiciado por fraude em licitação, organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato. Além dele, devem responder pelos mesmos crimes Andreia Lúcia de Freitas Peixoto, Yara Freitas de Melo, Amanda Lúcia Gonçalves de Melo, Yeda Augusta Santos de Oliveira, Daniel Fernandes Soathman, José Ivanilson da Silva, Maura Cavalcanti de Morais e Fábio Luiz Cavalcanti de Morais.

Os investigados sofreram bloqueio judicial de bens e contas bancárias. Documentos, aparelhos eletrônicos e veículos foram apreendidos para evitar que as empresas investigadas continuassem sendo contratadas por órgãos públicos. O grupo atuava em diversos municípios da Região Metropolitana do Recife, como São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, como também nas cidades de Tamandaré, Escada e Ribeirão.

A investigação começou em dezembro de 2018. Duas empresas falsas eram usadas pelo grupo para a prática de crimes licitatórios. A polícia descobriu que Geraldo Gonçalves articulava as fraudes nas licitações de contratos com diferentes prefeituras, tanto como pessoa física, como através de duas empresas falsas: Conasp e ASMPLAMUL. No endereço informado da empresa de fachada Conasp funciona um consultório odontológico e na localização da ASMPLAMUL está, na verdade, uma galeria onde funcionam diferentes lojas. 

A outra Operação, Sequência Real, ocorreu no município de Amaraji, onde foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar. As investigações referentes a essa operação começaram no último mês de maio. O grupo investigado fraudava procedimentos licitatórios que apontavam como vencedor o advogado José Taveira de Souza. Neste esquema, Geraldo Gonçalves também foi apontado como líder. Nesta segunda ação ainda foram presos José Taveira de Souza, Jânio Gouveia da Silva e Glória Maria de Andrade Gouveia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO: ENTENDA POR QUE 06 DE MARÇO É FERIADO NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017 . Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.  O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país. “É muito importante recordar, celebrar e estudar criticamente porque, dos movimentos anticoloniais, foi o único que de fato conseguiu tomar o poder e fundar um novo país”, explica o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, professor George Cabral. A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho,...

"AS TRINCHAS" O MAIOR E MELHOR BLOCO DE CARNAVAL DE GRAVATÁ PE.

Será nesta quinta feira 28/02, concentração em frente a escola Cleto Campelo a partir das 19:00 horas. Participação das bandas LEVADA DO GUETTHO e FORRÓ PRA FARREAR.