Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

PARA EVITAR FALÊNCIA, SARAIVA ACEITA EXIGÊNCIA DE CREDORES E VAI TIRAR CONTROLADORES DA GESTÃO.

Foto: Divulgação. Fonte Diario de Pernambuco.
A rede de livrarias Saraiva aceitou a exigência de um grupo de credores da companhia e concordou em afastar o presidente da empresa, Jorge Saraiva Neto, para conseguir aprovar seu plano de recuperação judicial, pedido pela marca em novembro de 2018.

Sem condições de honrar dívidas de R$ 674 milhões, a Saraiva entrou com pedido de recuperação judicial em novembro de 2018.

A reivindicação, que vem sendo discutida há pelo menos 20 dias e foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo, era um pleito de 21 editoras de livros, entre as quais líderes de mercado como Companhia das Letras, Melhoramentos, Nova Fronteira, Moderna, FTD e outras.

O impasse nas negociações levou a Saraiva a adiar sucessivas vezes a data de sua assembleia de credores para votação do plano de recuperação. A data mais recente prevista para a reunião era a última sexta-feira (23), mas foi adiada novamente. 

No domingo (25), a Saraiva aceitou afastar a família fundadora da gestão da empresa e apresentou nesta segunda (26) uma nova versão do plano, que será submetida aos credores na próxima quinta-feira (29).

Pelo documento, a rede de livrarias se compromete a contratar em até 20 dias depois da homologação do plano uma empresa de recrutamento que será responsável por elaborar uma lista tríplice de indicados para o cargo de presidente da empresa.

Além disso, a consultoria contratada vai indicar nove profissionais para ao menos uma vaga de membro independente do conselho de administração da marca. Desses, os credores poderão vetar quatro dos nomes.

Hoje, o conselho tem seis assentos, mas passará a contar com cinco nomes. Na composição atual, dois membros são independentes e os outros quatro são membros da família Saraiva, que controla a companhia.

Pelo novo plano apresentado pela Saraiva, o conselho terá dois membros escolhidos pela família Saraiva livremente, um escolhido pelos controladores dentre os profissionais não vetados pelos credores e dois pelos acionistas minoritários, preferencialmente dentre nomes da lista dos credores.

É o novo conselho que escolherá quem sucederá Jorge Saraiva Neto.
Se o plano não for aprovado pelos credores, a Justiça pode decretar a falência da companhia.

O novo plano de recuperação também prevê que fornecedores considerados "incentivadores" pela empresa possam se tornar acionistas da Saraiva. São enquadrados nessa categoria aqueles que mantenham contratos de fornecimento nas condições praticadas e topem conceder crédito de ao menos 35% do valor do crédito detido e prazo mínimo de 60 dias para pagamento.

A conversão para ações da empresa se dará na proporção de 21% de ações ordinárias (que dão direito a voto) e 79% de preferenciais (sem direito a voto).

Procurada pela reportagem, a Saraiva empresa não se pronunciou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

PSB promove, em Gravatá, discussão com prefeitos e vereadores sobre a privatização da Compesa.

Publicado em 25 de janeiro de 2025 Ao lado dos deputados Pedro Campos, Sileno Guedes e Cayo Albino, o deputado Waldemar Borges conduziu uma importante reunião de trabalho do PSB, em Gravatá, para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Compesa, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 20 municípios pernambucanos.  Coube a Pedro, que além de deputado é engenheiro e compesiano, fazer uma exposição da proposta do governo. Na ocasião, o parlamentar criticou o molde da privatização em curso e avaliou que o governo estadual conduz esse processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “Não há previsão em edital que o racionamento de água será reduzido, nem a definição da outorga mínima, nem os critérios que serão adotados para a repartição dos valores entre estado e municípios. Não podemos concordar com esse absurdo que está posto”, afirmou o deputado federal. O deputado estadual Waldemar Borges ressaltou em sua...