Foto: Reprodução/Pixabay
Pela primeira vez, mais da metade das buscas no Google resulta em zero
cliques – o usuário procura um termo ou uma frase e não clica em nenhum
site listado na plataforma de busca. A informação é de um relatório
recém-publicado pela Sparktoro, empresa de software americana.
O
objetivo de Randk Fishkin, autor do texto, é explorar o monopólio nas
ferramentas de busca. Ele justifica o uso de dados da empresa de
marketing porque o Google não abre essas informações – os dados de
tráfego da empresa não são públicos.
O
relatório mostra que mesmo antes de atingir o patamar de 50,33%, uma
porção das buscas (6%) já terminava em cliques a sites de domínio do
Google, como YouTube, Maps e o blog do Google.
Embora
esses sites possam estar listados entre os primeiros resultados de
busca porque são, de fato, os melhores de acordo com o algoritmo, o
Congresso americano questiona a Alphabet, dona do Google, por possíveis
práticas monopolistas.
Avaliando dados do
segundo trimestre, Fishkin conclui que não existe competição nesse
mercado. Segundo a Jumpshot, 94% das buscas nos Estados Unidos acontecem
em sites ligados ao Google (como Google Imagens, Youtube e a própria
busca).
A análise destaca que a dominação deve
ser ainda maior porque a ferramenta não inclui aplicativos móveis como
Google Maps e YouTube, amplamente instalados em dispositivos móveis no
país.
Nos aparelhos móveis, onde mais da metade
das buscas acontecem, os cliques orgânicos caíram quase 20%, enquanto
os pagos quase triplicaram e os zero cliques subiram de forma
significativa nos últimos três anos.
Especialistas
têm alertado que a ampla gama de informações que o Google disponibiliza
já na primeira página (como cartões explicativos e tabelas com
resultados de jogos) faz com que usuários não cliquem nos sites de
terceiros indexados em sua ferramenta de busca.
A
Jumpshot, que deu os dados da pesquisa, é um braço de dados da Avast,
uma das líderes em cibersegurança. A Avast coleta e analisa cada URL
visitada por cada navegador nas máquinas em que sua solução está
instalada. Depois de anonimizar e agregar os dados, os envia para
análise de comportamento de navegação na Jumpshot.
Em
nota, o Google diz que "sempre gerou uma grande quantidade de tráfego
para sites de terceiros e que acreditamos que oferecer uma experiência
de busca cada vez melhor para usuários no mundo todo é uma maneira de
ajudar a entregar ainda mais tráfego para sites em toda a web".
"Estamos
sempre explorando novas formas de aumentar ainda mais esse engajamento e
assim garantir que estamos apoiando todo o ecossistema digital",
afirma.
Comentários
Postar um comentário