Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

CONFIRA O DISCURSO DO PRESIDENTE DA FUNDAJ NA ALEPE.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, ontem, uma sessão solene em comemoração aos 170 anos do nascimento do abolicionista Joaquim Nabuco. Na ocasião, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, discursou sobre a vida do abolicionista e em agradecimento ao presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, pela proposição da homenagem. 
Confira o discurso do presidente da Fundaj na íntegra:
Excelentíssimo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, a quem agradeço a iniciativa dessa homenagem feita à Fundação Joaquim Nabuco, nos seus 70 anos.
Autoridades, funcionários, colaboradores da Fundação Joaquim Nabuco, e amigos aqui presentes, boa noite!
Educação é a nova abolição.
“A pátria, como a mãe, quando não existe para os filhos mais infelizes, não existe para os mais dignos”. Antes mesmo de entrar para o parlamento, aqui mesmo nesta Casa, Joaquim Nabuco, já defendia o social. Hoje, aniversário de 170 anos do abolicionista e nos 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco, instituição do qual é patrono, seu pensamento está atual, vivo. E sendo defendido por ambas as instituições.
Essa solenidade presenteada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, portanto, não é apenas um ato festivo, mas a perpetuação desse legado. E qual recinto mais significativo para abrigar e dar continuidade a esses ideais que a Fundaj, um espaço de pesquisa, cultura e educação? É lá que estão os mais de 15 mil itens do acervo do abolicionista, doados por sua família.
Ressalto que mais de 5,6 mil desses ainda são inéditos. Chegaram neste ano à Fundaj. Entre eles, um diário pessoal de Nabuco, datado de 1888, ano da abolição da escravatura no País. No dia 13 de maio de 1888, quando a Lei Áurea foi assinada, o abolicionista descreveu em seu diário a comoção nacional. Nas ruas, no Senado e no Paço Imperial, onde chegou a falar com o público de uma das janelas. E resumiu, deixando por escrito, sua emoção: “Viva a pátria livre!”.
Esse documento, de grande relevância para a história do país, os senhores e as senhoras terão a oportunidade de ver na Exposição Nabuco em Casa, que será inaugurada após o término desta Sessão Solene, no hall da biblioteca da Assembleia Legislativa. Alguns documentos pela primeira vez mostrados ao público, inclusive da sua vida parlamentar.
Comemorar os 70 anos da Fundaj e compartilhar a alegria da sua existência, é agradecer aos servidores do passado e do presente. É reconhecer o trabalho da Coordenação de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade, a Biblioteca Blanche Knopf, do Cinema da Fundação, do Museu do Homem do Nordeste. De cada setor que trabalha para preservar a história e para fazer que a história seja contada às novas gerações, para fazer história.
Não se compreende o Nordeste sem se conhecer a Fundação Joaquim Nabuco. Paralelo a esse trabalho de manter e propagar, temos a missão de levar a Fundaj para a era da tecnologia, torná-la digital, atrativa ao público jovem. Fazer com que seu acervo seja visto em qualquer lugar do mundo, como se faz necessário nessa era da informação. Estamos ampliando o nosso ambiente digital que é a Villa Digital e já somos a maior referência em pesquisa escolar no Nordeste, com mais de 14 milhões de acesso em nosso site.
Muito já foi feito e há mais ainda por fazer, em sintonia com o ministro Abraham Weintraub. Com o Ministério da Educação vamos criar e desenvolver ações para fortalecer a educação básica, sendo um braço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, participando dos discursos do novo Fundeb e da TV Escola no Nordeste. Fazendo com que os gestores públicos sejam capacitados, a fim de que os recursos sejam devidamente aplicados.
Ao investir na educação básica, seguimos o caminho de países que tiveram ascensão cultural e econômica ao tomarem tal direção.
Nessa perspectiva do que pode construir com o FNDE e com a TV Escola, a Fundação Joaquim Nabuco planta a educação como elemento de transformação social, como a abolição deste século.
Vivemos no país que possui a maior desigualdade social do mundo, com 1% mais rico concentrando a maior parcela do total da renda gerada. Em nosso país, essa fatia é de quase 30% da renda total. Essa desigualdade está na raiz do nosso subdesenvolvimento e a arma mais poderosa de combater essa desigualdade é uma educação básica de qualidade.
Estamos acompanhando e contribuindo tecnicamente para o novo Fundeb, em análise no Congresso Nacional, defendendo que o mesmo seja híbrido, possuindo percentual que beneficie cidades com baixo IDH, entre outros aspectos, objetivando diminuir as desigualdades sociais e regionais.
Além de memória, pesquisa, educação, cultura, almejamos ser também uma agência de fomento, em startups culturais, educacionais e de tecnologia.
Em breve, entre outras iniciativas, estaremos entregando um complexo cultural reestruturado no Campus de Casa Forte. Cinema, cinemateca, pinacoteca, museu, galerias de exposições, exposições de longa duração sobre Gilberto Freyre e Joaquim Nabuco, entre outras iniciativas.
Esse futuro olha para nós, exigente. E me faz lembrar de mais uma frase obtida dos diários pessoais de Joaquim Nabuco: “Precisamos muito mais de que de reformas políticas, de reformas sociais, sobretudo de duas grandes reformas: a abolição completa, civil e territorial, que é o meio de integração de nossa Pátria, e o derramamento universal da instrução”.
Com a consciência dos problemas e dos desafios do Nordeste e do Brasil, e das nossas responsabilidades em buscar as soluções, estamos construindo o futuro, com muito trabalho no presente, o da Fundação Joaquim Nabuco, em harmonia com as iniciativas de um novo Nordeste, um novo Brasil.
Muito obrigado!
Antônio Campos

19 de agosto de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postado em 30/12/22 A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, vem esclarecer sobre o caso ocorrido nesta quinta-feira (29), envolvendo um agente da Guarda Civil Municipal. A GCM recebeu a denúncia que havia um homem armado no Mercado Público Gustavo Borba (Mercado de Farinha), municiando-a às vistas de populares que ficaram aterrorizados pela ameaça que estava circulando entre os comerciantes e os que frequentam o mercado. Prontamente, a equipe se deslocou ao local, ao visualizar o suspeito, a equipe ordenou que levantasse as mãos para realizar a revista, o suspeito não acatou a ordem, puxou a arma de fogo da cintura, reagindo e apontou em direção aos GCMs que, em seu estrito cumprimento do dever legal, em legítima defesa, preservando pela sua vida, dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam o patrimônio público. A GCM realizou um único disparo de advertência, acertando o braço do suspeito, na tentativa que largasse a arma. Após a c...

HOJE É DOMINGO DE RAMOS.

"Hoje é Domingo de Ramos!!! dia q simboliza a passagem triunfante de Jesus em Jerusalém. O dia do acolhimento, o dia do prenúncio da entrega de Jesus por amor a nós... Que nesse dia e durante toda  a semana possamos acolher como Jesus acolheu... olhar como Jesus olhou, viver como Jesus viveu e amar como Jesus amou...."

MAIO MÊS DE MARIA, HOMENAGEIE NOSSA SENHORA.

Paróquia de Sant'Ana convida comunidade para homenagear Nossa Senhora nas celebrações do mês de maio Neste mês de maio a igreja realiza as celebrações em homenagem à Maria. E como de costume, os noiteiros participam da celebração com um gesto de amor e devoção à escolhida de Deus para ser mãe de Jesus Cristo. Basta formar um grupo com a família, amigos de trabalho, da rua e da comunidade, ir à Secretaria Paroquial e escolher uma noite. Não tem custo, o único compromisso do noiteiro é participar da celebração no dia escolhido. Escolas, comerciantes, alunos, professores, trabalhadores de todos os segmentos, grupos de oração, grupos de jovens, comunidades rurais, centros comunitários, associações e sindicatos podem ser noiteiros. Participe desse momento e junte-se à nós para celebrarmos um lindo mês mariano! -- Pastoral da Comunicação - Paróquia de Sant'Ana Rua Cleto Campelo, 65 Centro - Gravatá-PE - (81) 3533-0556 facebook.com/santana.gravata instagram: @santa...